CONHECER AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DAS REDES SOCIAIS AJUDA A COMPREENDER O QUE FUNCIONA PARA O SEU PÚBLICO-ALVO, OTIMIZANDO A ESTRATÉGIA DIGITAL
Em tempos que uma infinidade de marcas concorre pela atenção do público-alvo, estar atualizado em relação às principais tendências para mídias sociais é essencial para ganhar vantagem competitiva nessa corrida para atrair – e engajar – seu público-alvo.
Quer saber mais sobre quais estratégias serão úteis para o seu negócio em 2020? Confira a nossa lista de nove tendências que estarão em alta:
A captura de micro momentos como o Snapchat ou os stories do Instagram já fazem sucesso entre os usuários das redes sociais e tende a ser ainda mais utilizada em 2020. De acordo com Chris Cox, diretor de produtos do Facebook, o uso de stories cresce quinze vezes mais que o feed e deve superar este último ainda este ano.
O conteúdo em vídeo ocupa um espaço cada vez mais relevante em diversas mídias sociais. No feed do Instagram e Facebook, a importância desse formato irá aumentar. O YouTube, plataforma de referência para consumo de vídeos, deverá crescer este ano. O TikTok, rede social que muitos analistas apostam para 2020, é uma plataforma de vídeos curtos.
Em 2019, a plataforma lançou duas ferramentas nos Estados Unidos, Checkout e o Shopping for Creators, que permitem a venda de produtos sem que o consumidor precise sair do Instagram. O uso das ferramentas deve ser estendido a outros países em 2020 e a tendência é que o Instagram se consolide também no segmento de e-commerce.
O aplicativo para criar vídeos curtos de humor de dublagem de músicas ficou em terceiro lugar na lista dos mais baixados em todo o mundo e no primeiro trimestre de 2019 e já conta com mais de 500 milhões de usuários. No Brasil, já é febre entre crianças e adolescentes e a expectativa é que o seu uso se popularize em 2020. Como resposta ao sucesso do aplicativo chinês o Instagram lançou o Cenas, funcionalidade que copia os recursos do TikTok.
Os algoritmos das redes sociais estão cada vez mais assertivos em identificar o que é um engajamento natural e priorizando apenas conteúdo que engajam a audiência. O principal marco foi “a morte dos likes” do Instagram em 2019. Em 2020 essa tendência segue, a qualidade do conteúdo e análise do comportamento da audiência serão cada vez mais importante para o sucesso das publicações.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes da relação entre produtores de conteúdo nas mídias sociais (influenciadores) e as marcas. E o nível de exigência tem aumentado. Fazer parcerias com influenciadores malvistos por parte do seu público-alvo ou a influenciadores que produzem excessivamente conteúdo para marcas pode gerar um efeito negativo para a imagem da marca.
Como consequência da tendência anterior, as marcas têm buscado mais parcerias de longo prazo com influenciadores que têm fit com o produto e os valores da marca. O objetivo passa a ser menos uma exposição pontual do produto ou marca e mais uma construção conjunta de uma narrativa junto com o influenciador.
A inteligência artificial para conversas automatizadas nas redes sociais é uma grande aliada para atendimento ao cliente e vendas. Porém, é importante oferecer uma experiência satisfatória para o usuário por meio desse recurso. Quanto maior for o atendimento das suas expectativas, maior a chance de gerar uma aproximação e uma fidelização.
O usuário das redes sociais está cada vez mais interessado em conteúdo gerado por pessoas que se parecem com eles, em lugar de celebridades. Nesse sentido, os microinfluenciadores e o user-generated content (conteúdo sobre produtos ou marcas gerado espontaneamente pelo usuário) são táticas que as marcas devem continuar apostando em 2020.
Conhecer as tendências não garante que a estratégia de redes sociais seja executada com sucesso. É preciso um planejamento estruturado de ações e um monitoramento estratégico das mídias digitais da marca.
Especialista em conteúdo e SEO
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