As empresas passaram a pensar de forma mais estratégica e privilegiar as parcerias de longo prazo com influenciadores depois que passou o impacto inicial dos influencers e creators nas redes sociais. Antes, marcas e agências levavam em conta apenas o número de seguidores e likes e os influenciadores eram acionados somente em demandas pontuais. Hoje, os creators se converteram em parceiros de negócio e a relação com eles também tem mudado.
As empresas estão mais atentas a falsos influenciadores – ou com números inflados por mecanismos de automação – e evitam aqueles que, embora tenham audiências expressivas, não compartilham dos valores da marca ou se envolvem em práticas malvistas pelo público. Nesse contexto, o relacionamento de longo prazo com creators vem ganhando espaço e as marcas têm apostado na co-criação de conteúdos e na construção de uma rede de influenciadores “fiéis”. “Ao longo das ações feitas em conjunto, é estabelecida uma sintonia entre marca e influenciador. O trabalho se desenvolve melhor e é vantajoso para ambas as partes”, avalia Heloisa Picos, vice-presidente da G&A Comunicação.
Veja algumas dicas para construir parcerias de longo prazo com influenciadores:
Já sabemos que é importante estar atento ao que os influenciadores têm postado. Mais do que monitorar para evitar crises, em um relacionamento de longo prazo é importante interagir com as publicações – curtir fotos, comentar vídeos, repostar conteúdo. Essas atitudes mostram, para o influenciador e a sua audiência, que a marca está próxima dos creators com quem trabalha, que se importa e endossa o conteúdo que eles produzem.
O que o influenciador pode oferecer a uma marca vai muito além do publipost. Para otimizar essa relação, monte um plano de ação junto com o creator, que deve contemplar vários formatos de parceria como campanhas, participação em eventos, conteúdo produzido sob demanda para o Instagram ou Youtube da marca e também publiposts. Deixe bem claro os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos com aquela parceria e como influenciador pode ajudar a alcançá-los. A remuneração do influenciador também precisa ser vista de uma maneira mais ampla, pois, além do pagamento em dinheiro, é possível apoiar o influenciador com produtos, treinamentos e outros benefícios.
O relacionamento com o influenciador não deve ser estritamente comercial: a marca demanda, paga e o creator produz. Assim, não entre em contato com o influencer só quando tiver uma demanda de conteúdo. Quando é firmada uma parceria de longo prazo, é importante conversar periodicamente sobre o resultado das ações e novos projetos,atéaté mesmo para construir o conteúdo a quatro mãos.
Estar em contato constante com o creator não significa dar pitacos na linha editorial nem dirigir o conteúdo que ele produz. O influenciador sabe melhor do que ninguém como se comunicar com seu público. E, embora seja papel da marca dar diretrizes claras sobre os objetivos da campanha, ela não deve interferir no conteúdo. Quando o influenciador tem liberdade para produzir um conteúdo que tenha fit com a sua audiência, a chance da ação ser bem sucedida é maior.
No vídeo, o canal Porta dos Fundos mostra essa relação entre marca e influenciadores de forma divertida:
O sucesso em um plano com influenciadores vai muito além dos números de seguidores de alcance. É preciso encarar os creators como parceiros de longo prazo na construção da imagem da marca. O viés deve ser muito mais estratégico e o êxito depende não só de escolher as pessoas certas, mas também de atrelar as ações com os objetivos da empresa no médio e no longo prazo, investir na construção de uma rede de embaixadores da marca e caminhar junto com os influenciadores, em uma relação de parceria.
Especialista em conteúdo e SEO
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