Fazer o monitoramento de redes sociais – acompanhar as tendências, comportamentos, identificar interesses e saber o que as pessoas falam da sua marca e de seus concorrentes – tem sido cada vez mais necessário. Se o radar das empresas já era ligado, agora, com o aumento do consumo de redes sociais e o surgimento de novas plataformas, a atenção aos detalhes pode fazer a diferença na condução dos negócios.
O monitoramento de redes sociais é o hábito, com estratégia e procedimento, de observar e acompanhar as interações do público nas plataformas de interesse de uma marca. Devido ao grande volume de informação, essa observação deve ser feita por meio de ferramentas de monitoramento de redes sociais, que vão extrair os dados e ajudar a fazer os cruzamentos necessários para gerar insights para o negócio.
Por meio das redes sociais, é possível detectar muita coisa e em tempo real. Seja para rever alguma estratégia, para continuar fazendo algo que esteja dando certo ou para agarrar boas oportunidades, o monitoramento é uma peça-chave e auxilia muito nas tomadas de decisão, dando uma visão macro da percepção da marca no ambiente digital.
A análise de sentimento do usuário é outro aspecto estratégico do monitoramento. As pessoas estão mais analíticas, interessadas, conscientes e cobram que as marcas estejam em consonância com os seus valores. Acompanhar todo esse movimento é fundamental para o sucesso dos negócios.
O monitoramento das redes sociais permite ter um olhar mais estratégico para:
A coleta de dados pode gerar muitos insights para as empresas. Ela permite identificar consumidores que são fãs da marca e fazem propaganda boca a boca; se aproximar dos formadores de opinião de forma genuína; estreitar o relacionamento com influenciadores digitais que usam os produtos ou consomem os serviços da empresa; pensar em ativações, projetos e parcerias, e até mesmo antecipar uma crise de imagem.
O trabalho de monitoramento envolve a auditoria constante de uma ampla gama de conteúdos relacionados à marca e ao nicho de atuação, por exemplo:
São as ferramentas de automação que possibilitam monitorar um grande volume de informação diariamente, em tempo real e em várias plataformas. São elas que geram, dentro dos parâmetros e da frequência estabelecidos no planejamento, os alertas e relatórios de monitoramento de redes sociais, que auxiliam a tomada de decisão com base nas informações coletadas nas redes.
Mais importante do que coletar dados por meio de ferramentas, é a inteligência humana por trás para que seja feita uma análise apurada e para que haja um filtro do que pode ser estratégico e importante para a marca.
O timing correto para executar as ações e a produção de conteúdo personalizado também são fundamentais nesse processo. Recentemente, a G&A indicou uma oportunidade para um de seus clientes, ao identificar que uma das influenciadoras mais queridinhas do momento usava produtos da marca. Prontamente, a equipe G&A preparou um kit para ela, com uma carta personalizada que trazia seus principais bordões. Nem precisamos dizer o quanto ela amou a ação, mostrando a surpresa para os seus mais de 10 milhões de seguidores!
Gerar visibilidade positiva é o nosso diferencial.
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