× G&A Comunicação

blog

A sua marca apoia a causa LGBTQIA+ o ano inteiro – ou só em junho?

14/04/2023

A sua marca apoia a causa LGBTQIA+ o ano inteiro – ou só em junho?

Junho está chegando e muitas empresas estão preparando suas campanhas para o Mês do Orgulho. Abordar esse tema durante apenas um mês é efetivo para a marca e para a sociedade? Vamos falar sobre isso? Compartilhamos aqui as principais ações para a sua marca apoiar a causa LGBTQIA+ o ano inteiro.

Navegue pelo conteúdo:

Por que apoiar a causa LGBTQIA+ fora do Mês do Orgulho?

Por que a minha empresa deveria deveria alocar recursos e esforços em prol da causa LGBTQIA+ fora do Mês do Orgulho, quando as atenções estão voltadas para outros temas? Porque se a sua marca não demonstra apoio a questões de gênero o resto do ano, qualquer ação afirmativa em junho tende a ser ineficaz.

Coerência

Um dos aspectos mais importantes em uma estratégia de comunicação com causa é a coerência entre a  gestão e a comunicação. É pouco eficiente fazer conteúdo em voltado à população LGBTQIA+ se a gestão da empresa não tem um ambiente de equidade e respeito, nem promove ações que deem espaço e visibilidade a esse grupo.

Tenha uma atitude abrangente de apoio

Para o público de hoje, não basta apenas promover uma campanha de comunicação, mesmo que ela seja bem feita. Uma das características do novo consumidor é que ele espera uma atitude abrangente de apoio uma determinada causa por parte das empresas.

O novo consumidor espera uma campanha na data comemorativa (no caso, o Mês do Orgulho), mas também quer que os produtos e a comunicação abarquem a diversidade de gênero e que, internamente, haja uma política de inclusão e equidade.

Como a sua marca pode apoiar a causa LGBTQIA+ o ano inteiro

Agora que já vimos como é importante trazer esse assunto para o calendário de comunicação – e para a gestão da empresa – o ano inteiro, confira algumas ideias para apoiar esta causa.

Diversidade e inclusão “dentro de casa”

Ter coerência entre a comunicação e a gestão só é possível por meio e ações de inclusão e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ dentro da empresa: promover treinamentos sobre diversidade para os colaboradores e gestores, ter uma política de equidade nas contratações e não tolerar atitudes lgbtfóbicas no ambiente de trabalho são alguns exemplos.

Comunique-se de maneira inclusiva o ano inteiro

Se, fora do Mês do Orgulho, todas a comunicações da sua marca só mostram pessoas cis e heterossexuais, há um problemas. Incluir gays, lésbicas, pessoas trans, queer (entre outras identidades de gênero) é uma maneira de trazer visibilidade a esse grupo. 

Bandeiras LGBTQIA+ sobre calendário com pin espetado

Além disso, certifique-se de excluir qualquer mensagem lgbtfóbicas na comunicação e no marketing e priorizar mensagens de respeito e valorização a pessoas deste grupo.

Outra boa prática é sempre considerar influencers LGBTQIA+ em campanhas que abordem temas diversos, não só quando o assunto é diversidade de gênero.

Não faça discurso vazio ou ofensivo

Bom, a essa altura não precisa dizer que a comunicação da marca não pode reproduzir discurso que desrespeite a comunidade LGBTQIA+, não é mesmo? Trazer pessoas deste grupo para a produção ou aprovação do conteúdo ajuda a evitar erros.

Além disso, fazer campanhas com mensagens superficiais, como “love is love”, “todos somos iguais” tende a ser ineficiente tanto como apoio à causa quanto como estratégia de comunicação. Um apoio abrangente a uma determinada causa inclui entender as necessidades deste grupo, que, no caso dos LGBTQIA+ vai além do amor e passa pela empregabilidade, conquista de direitos civis e até mesmo sobrevivência.

Tenha um núcleo de diversidade

Ter um grupo de embaixadores da diversidade constituído pelos colaboradores LGBTQIA+ da empresa ajuda a pensar as ações desde a perspectiva de quem tem conhecimento e vivência nessas questões.

É importante ter pessoas desse núcleo na produção de conteúdo da marca: redes sociais, comunicação de marketing, assessoria de imprensa, entre outros. Isso ajuda a tornar a comunicação mais inclusiva e evitar crises.

Duas pessoas de mãos dadas segurando uma bandeira LGBTQIA+

Contratar consultorias externas especializadas em diversidade e inclusão ajudam a trazer um olhar mais estratégico e organizar os inputs e as demandas do núcleo de diversidade.

Acerte na comunicação em junho e o ano inteiro

Uma estratégia acertada de apoio à comunidade LGBTQIA+ é benéfica para a sociedade e gera awareness positivo para a marca. Contar com uma assessoria externa que entende de diversidade e comunicação é uma das maneiras de atingir esse objetivo.

Se a sua empresa precisa de treinamentos em diversidade ou uma assessoria para tornar sua comunicação mais inclusiva, conte com a gente!

Para saber mais sobre como podemos ajudar a sua marca pode causar impacto na sociedade e se comunicar melhor com seus públicos fale com a gente!

mila-de-oliveira
Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO