Se conseguir um emprego novo ou evoluir na carreira está entre as suas metas de Ano Novo, turbinar esta rede social profissional deve estar no seu radar. Para dar uma ajudinha, nosso time de digital preparou sete dicas para aumentar o engajamento no LinkedIn. Confira!
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O LinkedIn é uma rede social profissional e deve fazer parte de qualquer estratégia bem feita de personal branding. É lá que recrutadores buscam candidatos, clientes procuram fornecedores, entre outras interações.
Muitos usuários focam apenas em ter um perfil atraente e completo. Embora isso seja muito importante, não é o suficiente para alcançar o destaque.
Não se esqueça de que o LinkedIn é uma rede social, sendo assim, produzir conteúdo relevante é indispensável para engajar sua audiência e obter os resultados desejados.
Um conteúdo envolvente no LinkedIn requer um perfil completo, regularidade nas postagens, atenção ao formato e conteúdo das publicações, entre outros aspectos.
Veja sete dicas que o time de digital da G&A preparou para você elevar seu perfil no LinkedIn a um outro patamar.
Apenas as duas primeiras linhas do texto são vistas por quem está rolando o feed. Para estimular o leitor a clicar em “ver mais” e abrir o resto do conteúdo, esse início deve despertar curiosidade.
Concentre nessas duas primeiras linhas a parte mais impactante do seu texto. Comece com uma pergunta, uma curiosidade ou informação instigante. Isso aumenta bastante a probabilidade de o leitor abrir o texto e interagir com a sua publicação.
Defina um cronograma de postagens e interações com o qual você consiga se comprometer. Não precisa postar todos os dias, o dia inteiro, mas esteja presente pelo menos três vezes por semana e mantenha a regularidade estabelecida.
É melhor postar pouco e sempre do que publicar muito por um mês e depois desaparecer.
Quando se fala em conteúdo para LinkedIn, a maioria dos profissionais associa à produção de artigos e pensa “não tenho tempo para isso”.
Porém, outras ações que demandam menos tempo, como comentar, compartilhar e curtir posts de outros perfis também são muito importantes e ajudam você a se manter relevante no seu nicho e para o algoritmo da rede.
Deixe comentários atenciosos em posts de profissionais do seu nicho e em publicações com os quais se identifica ou tragam insights para você e consequentemente a sua rede. Seja específico e fuja de observações vazias: se você gostou de um conteúdo, por exemplo, comente o porquê.
Não deixe de responder aos comentários feitos na sua publicação. Use essa oportunidade para estimular a discussão e, claro, aumentar o engajamento do seu perfil. Faça perguntas, adicione informações e marque outras pessoas, quando for conveniente.
Estabelecer um horário para essa tarefa – 15 minutinhos após o almoço, por exemplo – ajuda lembrar de responder a sua audiência e não toma muito tempo.
O LinkedIn não é tão dinâmico em termos de formato como outras redes, é possível ir além de um simples texto.
Procure incluir carrosséis de fotos (muito úteis quando você participar de um evento, por exemplo) e vídeos. Para deixar assuntos sisudos mais atraentes, ilustre com um gráfico ou diagrama.
Esse é um “pecado” amplamente cometido no LinkedIn. Todo mundo conhece alguém que posta sempre a mesma coisa: há os usuários que só publicam fotos de visita em clientes, há os monotemáticos do conteúdo inspiracional, tem os compartilhadores “compulsivos”, que repostam muitos por dia, e por aí vai.
Assim como o formato, o conteúdo deve ser variado, para não deixar sua audiência entediada. Reveze a escrita de artigos com fotos de eventos e conferências, faça uma breve resenha sobre um livro ou faça uma lista de indicações, compartilhe notícias relevantes para o seu nicho de atuação, fale das suas conquistas profissionais, comente sobre trends do seu setor, entre outros temas.
As hashtags ajudam usuários que não seguem seu perfil a encontrarem seu conteúdo e também aumenta o alcance de sua postagem. Segundo o LinkedIn, o ideal é colocar entre três e nove hashtags relevantes para a sua audiência em cada publicação.
Para escolher qual hashtag usar, considere duas variáveis: o número de seguidores daquela hashtag (quanto maior, melhor) e o número de posts (quanto menor, melhor).
O LinkedIn é parte essencial de uma estratégia de desenvolvimento profissional. Por isso, essa rede não poderiam estar de fora quando o assunto envolve competências em comunicação para executivos.
O LinkedIn, e outras estratégias de digital e personal branding, são abordados no CAV+, Comunicação de Alta Voltagem, e no Media Training, duas capacitações promovidas pela G&A, onde abordamos conteúdos e mídias adequados para alcançar objetivos profissionais e de comunicação.
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Dica: Você reparou que ilustramos esse blogpost com o conteúdo do LinkedIn da G&A? Siga o nosso perfil, lá compartilhamos dicas de comunicação, marketing, redes sociais, desenvolvimento profissional e muito mais!
Especialista em conteúdo e SEO
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