Como sua marca constrói a relação com a imprensa? Uma boa estratégia de assessoria de imprensa não se limita ao envio de press releases aos veículos de comunicação.
O time da G&A cultiva sólidos relacionamentos com os jornalistas há mais de 30 anos e selecionou 5 dicas de melhores práticas para que sua marca se torne fonte recorrente em pautas:
Navegue pelo conteúdo
O primeiro passo para construir uma boa relação com a imprensa é entender os objetivos da empresa e conhecer profundamente sua cultura organizacional.
Essas informações são valiosas para definir quais são os principais veículos e jornalistas que podem se interessar pelo setor em que atua. Pular este importante passo pode fazer com que a marca e o time de assessoria não alcancem os resultados que podem impactar positivamente o negócio ou a construção da sua reputação.
Com o objetivo definido, é o momento de estudar o planejamento de comunicação da empresa e incluir nele as ações com a imprensa.
Verifique no plano quais são os lançamentos de produto, eventos, datas comemorativas e outros assuntos que poderão interessar às publicações.
É importantíssimo destacar que o jornalista busca sempre uma boa pauta e, portanto, quando for entrar em contato, é estratégico ter alguma história relevante para contar. Tenha em mãos números, dados e informações inéditas ou que justifiquem a produção de uma matéria!
Nesta fase do processo é necessário também decidir quais canais e profissionais serão escolhidos para manter no radar.
Capacitar lideranças para atuarem como porta-vozes é um passo muito importante na construção da relação com a imprensa, uma vez que o jornalista saberá que pode contar com a sua expertise para buscar por eles como fontes.
Um Media Training é essencial para tornar essa tarefa efetiva. Durante este treinamento, os futuros e atuais porta-vozes saberão como se posicionar perante a imprensa e transmitir as mensagens-chave da empresa.
Um bom relacionamento começa com um primeiro contato de sucesso. Uma boa estratégia é realizar um encontro de aproximação entre o jornalista e os executivos da empresa, mediado pelo assessor de imprensa.
O encontro pode acontecer durante um almoço ou um café e é uma ótima oportunidade para mostrar que a empresa pode gerar boas pautas e ser uma fonte confiável para reportagens futuras. Para isso, é necessário conversar com seu assessor e mapear as possibilidades de tópicos para abordar.
Esta etapa é fundamental para estabelecer uma relação de parceria.
Agora que todos foram apresentados, é preciso manter uma rotina de relacionamento, mas isso não significa que se deve, diariamente, mandar e-mails e mensagens, pelo contrário, isso pode até atrapalhar a relação.
A rotina consiste em definir uma periodicidade de contato, com assuntos relevantes e de interesse do jornalista e do veículo que ele representa.
Bons exemplos de contato podem ser:
Não se esqueça, contudo, de estabelecer uma agenda com seu assessor de imprensa para garantir o sucesso da estratégia. Reuniões semanais ou quinzenais com atualizações sobre a marca podem gerar bons insights para construir pautas interessantes.
Se você deseja evidenciar a sua marca, conte com a G&A. Nosso time é formado por profissionais capacitados e com bom relacionamento com grandes nomes e veículos de comunicação. Fale com a gente!
O cuidado com a saúde mental tem sido, cada vez mais, uma importante preocupação na sociedade. O Brasil, principalmente, é o país com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), …Leia mais