Controle emocional é uma habilidade indispensável para o porta-voz, tanto no relacionamento com a imprensa quanto com outros públicos. Uma postura hesitante ou exasperada não inspira confiança na audiência e é prejudicial para a credibilidade da empresa.
Há pessoas que têm um excelente controle das emoções naturalmente. Mas essa competência pode ser aprendida, ou seja, desenvolvida e aprimorada. Basta se munir das ferramentas certas e treinar com quem entende do assunto.
O media training ajuda a desenvolver o controle emocional, se trabalhado de maneira estratégica e personalizada.
Os executivos devem estar preparados para responder perguntas, mesmo as mais problemáticas, sem demonstrar irritação, medo ou nervosismo.
Um porta-voz que termina “encurralado” corre o risco de emitir uma fala equivocada ou encerrar a entrevista subitamente. Em ambos os casos, a repercussão para a marca é negativa.
Além de passar uma imagem de serenidade e controle para o público, desenvolver o controle emocional é útil para:
Há treinamentos para “acabar com o medo de falar em público” ou “ter um discurso matador”, que prometem desenvolver o controle emocional e habilidades de comunicação com base em alguns truques que serviriam para qualquer pessoa.
Embora possam oferecer algumas ferramentas úteis (técnicas de respiração, por exemplo), os treinamentos genéricos falham em não atacar a raiz do problema: eles não identificam e tratam os fatores limitantes de cada pessoa.
A partir do momento que o executivo é exposto a uma situação que ele não aprendeu um truque, o controle emocional vai por terra.
O bom treinamento possibilita que o executivo entenda e domine a comunicação. Envolve um trabalho de autoconhecimento, reconhecimento dos pontos fracos e um planejamento estratégico para o desenvolvimento dessas habilidades.
Confira alguns recursos que são úteis para desenvolver o controle emocional.
Pessoas diferentes têm limitações diferentes. Por exemplo, um determinado executivo pode ficar nervoso ao falar para uma grande audiência (mas se sentir à vontade em uma entrevista one-to-one), já outro pode ter dificuldade em falar para o público interno da empresa, pois se sente julgado por seus colegas de trabalho.
O autoconhecimento e um media training individualizado ajudam a identificar onde estão os pontos fracos e não perder tempo e esforços focando em algo desnecessário.
Leia também: Autoconhecimento melhora a comunicação de executivos
Ser assertivo e trabalhar apenas os pontos de atenção, ao invés ter um treinamento que perpassa uma lista “genérica” de habilidades a desenvolver, poupa tempo do executivo e recursos da organização.
A customização é um dos segredos do media training da G&A, vamos na raiz do problema, desenvolvendo as habilidades que o porta-voz mais precisa. O objetivo é que o executivo domine a situação de comunicação, não apenas lance mão de truques.
Imagine ter que dar uma palestra sobre um tema que você não conhece bem para público formado por especialistas no assunto. Qualquer pessoa se sentiria ansiosa, não é mesmo?
Estar aflito em uma situação destas tem menos a ver com descontrole emocional e mais com o despreparo ante à situação. Prover o porta-voz com conteúdo adequado à situação é o melhor, neste caso.
Por isso, no media training da G&A trabalhamos na definição de mensagens-chave, no planejamento de roteiros de comunicação e em como aproveitar técnicas que favorecem o discurso, como storytelling e recursos audiovisuais.
Quando o executivo é munido de um conteúdo de qualidade, fica muito mais fácil manter a serenidade durante uma entrevista ou palestra.
Os treinamentos da G&A são personalizados e o atendimento é individual ou em pequenos grupos, sempre focando nos objetivos específicos do executivo ou da empresa.
A metodologia, elaborada pelas líderes da G&A, Lais Guarizzi e Heloisa Picos, une anos de expertise em treinamentos e técnicas atuais que são aplicadas de acordo com as necessidades do cliente. Desde 2020, oferecemos as capacitações também na modalidade remota.
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