Em 8 de dezembro foi anunciada, em um evento na ArtTech House em Nova Iorque, a Cor do Ano Pantone para 2022: o Very Peri, um tom vibrante entre o azul e o violeta que, segundo a empresa, busca representar o boom de inovação e criatividade no pós pandemia.
O anúncio da cor eleita é um acontecimento esperado no mundo da moda e do marketing. Mas por que esse trend é importante e como usá-lo no marketing e comunicação? Confira tudo nesse post!
O Sistema de Cores Pantone (Pantone Color System) foi criado em 1963 para resolver o problema de identificação das cores na indústria de impressão. Cada cor, em cada tom e matiz, tem um número correspondente nessa escala.
Largamente utilizado, se tornou o sistema de identificação de cores mais importante do mundo. Alguns países, como Canadá e Coreia do Sul, utilizam a escala Pantone para a especificação de cores das suas bandeiras.
A partir do ano 2000, o Pantone Color Institute – consultoria que estuda tendências globais de cores e dá suporte a empresas sobre identidade visual da marca – passou a eleger a Cor do Ano.
A escolha é feita por um pool de especialistas de vários países e leva em consideração tendências de comportamento, estilo e até mudanças sócio-políticas. Para 2021, por exemplo, a Pantone escolheu duas cores – um amarelo vivo e um tom de cinza – com o intuito de representar a resiliência e o otimismo necessários para enfrentar o momento desafiador e sem precedentes que a humanidade vivia por conta da pandemia.
A Very Peri foi escolhida como a Cor do Ano de 2022. Em nota, a marca declarou que o matiz azul-arroxeado, “é um símbolo do zeitgeist global do momento e da transição pela qual estamos passando” e que a cor “ilustra a fusão da vida moderna e como as tendências das cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico e vice-versa.”
Pela primeira vez, a Pantone usou uma cor inédita, que não existia no seu catálogo. A cor foi criada porque, segundo a marca, é uma forma de simbolizar o período de inovação e transformação que estamos vivenciando.
A Cor do Ano reflete tendências de comportamento dos consumidores, identificadas por meio de uma pesquisa cuidadosa e extensa feita pela Pantone. O matiz é pensado refletir preferências dos clientes e ser usado em produtos de consumo e designs – estar por dentro desses trends ajuda a entender e agradar o seu público.
As marcas podem usar a Very Peri na decoração, nos produtos e e até mesmo lançar uma coleção baseada neste matiz. Confira algumas ideias:
A Cor do Ano também pode ser usada na comunicação da empresa, em diversas plataformas. Veja algumas dicas:
A decisão de usar ou não o matiz nos produtos e comunicação da empresa deve ser pensada de maneira estratégica. Como toda ação, o uso da Cor do Ano deve estar em consonância com os objetivos da marca e deve ser usada apenas se essa comunicação visual fizer sentido para o seu público.
Note que o Sistema de Cores Pantone é um sistema de identificação para cores impressas. Para uso na web, cor na tela nunca será exatamente a mesma que a Cor do Ano, mas a diferença é muito sutil e não é notada pela grande maioria do público. A própria empresa fornece ferramentas para “traduzir” a Cor do Ano, e outros matizes, para a escala RGB e outros sistemas.
Uma das tendências mais relevantes na escolha da Cor do Ano Pantone foi a inovação. Após um intenso período de isolamento, nossos valores, prioridades e sonhos não são mais os mesmos. As pessoas mudaram, anseiam por transformação e a Very Peri “encoraja a criatividade arrojada e a expressão imaginativa”.
A criatividade e a inovação certamente irão desempenhar um papel relevante na comunicação e nos negócios em 2022. E, mais do que usar cores que representam essa tendência, as marcas precisam conhecer profundamente o seu público, que passou por uma transformação e busca novas respostas. As empresas que conseguirem compreender essas novas necessidades e oferecer soluções criativas sairão na frente no novo ano e nos próximos.
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