O anúncio da Color of the Year é um momento esperado por quem trabalha com moda e design. Mas essa escolha também tem muito impacto no mundo da comunicação. Isso porque a Cor do Ano Pantone 2023 reflete trends de comportamento que as marcas precisam estar por dentro.
Conheça no post a Viva Magenta, a escolha para 2023 da Pantone, além de uma retrospectiva das últimas cores desde 2018.
Para o próximo ano, a marca escolheu um cor viva descendente do vermelho e do tinto. Assim como em 2019, a Pantone foi buscar inspiração na natureza, elegendo um tom vibrante, que evoca a reconexão com o real em um mundo saturado pela tecnologia.
A Cor do Ano 2023 é inspirada na cochonilha, um inseto nativo da América Latina e que produz um corante natural vermelho, o carmim de cochonilha, que é usado desde o século XV. Nesta época, era um pigmento muito caro, fazendo com que a cor vermelha vibrante fosse usada na vestimenta e decoração por nobres e, muitas vezes, sendo um sinônimo de realeza.
Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Color Institute, a cor “nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”.
Desde o ano 2000, a Pantone Color Institute escolhe, em dezembro, a cor do ano seguinte, que busca refletir as trends de comportamento, cultura, moda e design. Fazer uma retrospectiva das escolhas anteriores da marca é também revisitar acontecimentos, tendências e o zeitgeist (o espírito do tempo) dos últimos anos.
Vamos conferir quais foram eleitas?
A Cor do Ano Pantone 2022 foi a Very Pery, um matiz azul-arroxeado que, segundo a marca, remete à fusão do mundo digital e físico. Pela primeira vez, a Pantone usou uma cor que não existia no seu catálogo.
A Very Pery foi criada “do zero” para ser a Cor do Ano e usar um tom inédito seria uma forma de simbolizar o período de transformação que estávamos vivenciando. Vale lembrar que quando a cor foi escolhida, no final de 2021, o mundo vivia uma reabertura e o “novo normal” depois do impacto da pandemia.
A Pantone escolheu dois matizes para ser a Cor do Ano 2021: o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. A escolha de dois tons contrastantes remete à ideia de que elementos muito diferentes podem se unir em apoio mútuo.
A praticidade e solidez do cinza, junto com o calor e a positividade do amarelo ressaltam a necessidade dessas características para superar os acontecimentos caóticos de 2020.
Para 2020, foi escolhido o PANTONE 19-4052 Classic Blue, que representaria uma busca por estabilidade e proteção. A explicação da marca seria que “vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa por [… ] uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar”.
Os tons de azul são associados à introspecção, reflexão e clareza e o uso da Classic Blue em decoração ou objetos pessoais ajudaria na concentração, na realização de tarefas e na organização dos pensamentos.
Para 2019, a Pantone escolheu um tom animado e vibrante, que, de acordo com a empresa, é uma resposta à invasão da tecnologia nas nossas vidas, especialmente a conexão com as redes sociais.
A PANTONE Living Coral 16-1546 é cheia de vida e busca estimular conexões mais humanas. Ela também remete a uma reaproximação com a natureza – Living Coral, em português, Coral Vivo – e é um convite ao convívio, ao aconchego e à diversão.
O tom de violeta vibrante foi escolhido para 2018 por remeter à originalidade, à criatividade e às descobertas. Segundo o site da marca, os “púrpuras enigmáticos também têm sido por muito tempo símbolos da contracultura, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop ocidental”.
A PANTONE 18-3838 Ultra Violet seria uma resposta à nossa necessidade imaginação e de soluções criativas, evocando a experimentação e o não conformismo.
Como ser criativo? Veja dicas da nossa equipe
A escolha da Cor do Ano é feita por um pool de especialistas do Pantone Color Institute e reflete tendências de comportamento dos consumidores e da sociedade.
As empresas que conseguirem compreender esses trends e oferecer soluções de comunicação coerentes sairão na frente em 2023 e nos anos que virão. A G&A conta com uma equipe de design, planejamento e marketing que pode ajudar a sua empresa a tomar decisões de maneira mais estratégica.
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