A cor do ano Pantone tem muita influência. Desde o ano de 2000, a Pantone, empresa americana de consultoria de cores, faz a escolha da cor do ano, que ditará todas as tendências de moda, design e cultura dos próximos 12 meses.
Diferente dos últimos anos, nos quais as cores escolhidas eram mais sóbrias e escuras, a selecionada para 2024 foi o Peach Fuzz. A tonalidade clara, próxima ao pêssego, traz a sensação de calmaria e leveza.
“Buscando um tom que refletisse nosso desejo inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante que expressa calorosamente a elegância e a modernidade. Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal.”
Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Color Institute.
Mas qual é a relação dessa escolha com a área de comunicação?
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As cores, assim como outros elementos, têm um impacto significativo na interpretação das mensagens, que passam a transmitir sensações e emoções. Assim, é importante que exista uma preocupação estética para permitir que a comunicação gere conexão com os públicos de interesse.
A Pantone Peach Fuzz, como a própria Leatrice Eiseman salienta, traz uma comunicação mais gentil e humanizada, indo de encontro com as tendências de PR para este ano. No final do ano passado, a PR Lab, agência internacional de comunicação, ranqueou quais ações de relações públicas estarão em alta em 2024, e, adivinhe só! Uma comunicação mais humanizada ocupava o primeiro lugar.
Essa tendência já vem ganhando força há algum tempo. As marcas percebem a necessidade de se comunicar com os públicos de forma que construa mais conexão e bons relacionamentos – e qual a melhor forma de fazer isso, senão praticando a gentileza e proporcionando o bem-estar?
Mas humanizar a comunicação de uma marca pode ser um verdadeiro desafio. Colocá-lo em prática requer sensibilidade e muito estudo.
Apesar de parecer simples, humanizar o que não é humano, como uma marca ou organização, é um desafio e tanto para os profissionais de comunicação.
Mas existem alguns métodos que podem ajudar a nessa missão. Confira:
Procure, em suas comunicações visuais, trazer elementos que proporcionem boas sensações aos seus targets. A exemplo do Peach Fuzz e outras cores semelhantes que tornam as mensagens mais suaves e acolhedoras.
Muitas vezes, buscando ativar gatilhos mentais nos públicos, a comunicação de vendas acaba tornando-se agressiva e despertando sentimentos negativos como o FOMO (Fear Of Missing Out, em livre tradução, o medo de perder algo). Seja um e-mail marketing, um vídeo ou qualquer outro tipo de campanha digital ou offline, busque uma comunicação gentil e que aproxime as pessoas da marca e não as angustie!
Com o boom da Inteligência Artificial é evidente que as organizações e os profissionais utilizem de seus recursos nas estratégias e ações. E não há nada de errado nisso!
Contudo, por ser uma comunicação feita por algoritmo, existe uma forte probabilidade de ser menos humanizada e não transmitir as sensações e emoções desejadas. Por isso, é importante entender a IA como uma ferramenta de apoio, na qual você ainda deve buscar dar um toque especial e gentil.
Comunicação lida e falada é muito diferente, isso não é segredo para ninguém! É fundamental que, desse modo, redobremos a atenção aos nossos textos, mensagens, legendas e e-mails, minimizando os riscos de interpretações erradas.
A comunicação é uma habilidade que precisa ser aprimorada e estar em constante atualização. Sendo assim, é importante que treinamentos, como o CAV+ da G&A, façam parte do planejamento de comunicação nos executivos e equipes.
Inspire-se na leveza da Pantone Peach Fuzz para implementar suas estratégias de comunicação!
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