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Pinterest para empresas: por que usar e principais ferramentas

30/03/2022

Pinterest para empresas: por que usar e principais ferramentas

O Pinterest é uma rede social baseada em conteúdo visual e dá uma mãozinha para os usuários que buscam inspiração de viagens, decoração, moda e muitos outros assuntos.

Muitas marcas já descobriram o poder desse canal para reforçar sua imagem e conquistar a preferência do público. Quer saber mais sobre o uso do Pinterest para empresas? Se liga nesse post.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social e mecanismo de busca visual que permite compartilhar e salvar imagens (os chamados pins) e descobrir informações na internet.

Ao navegar pelo Pinterest os usuários podem encontrar publicações do seu interesse e criar pastas (públicas ou privadas) agrupando referências sobre um determinado assunto.

A rede surgiu em 2009 e hoje se posiciona hoje como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo.

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Como usar o Pinterest para empresas

O primeiro passo é saber como o Pinterest pode ajudar seus negócios, baseado nas características da rede.

A plataforma conta com 430 milhões de usuários no mundo, ficando bem atrás do Instagram (que bateu a marca dos dois bilhões de usuários no final de 2021) e do Facebook (com 2,89 bilhões de usuários ativos). Sendo assim, alcance não é o forte dessa rede social.

Mas a intenção de uso dessa rede pode ser muito útil para as empresas. O público entra no Pinterest buscando inspirações para seus projetos de vida. Estar no Pinterest é se fazer presente no momento que as pessoas estão fazendo planos e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

A rede percebeu todo esse potencial de gerar negócios e desenvolveu novas funcionalidades para empresas no Pinterest, como a conta business e as ferramentas de mensuração.

Segundo pesquisa da própria plataforma, 85% dos usuários acessam o Pinterest quando pensam em iniciar um novo projeto.

Relacionamento com influenciadores: fuja do post por post.

Ferramentas do Pinterest para empresas

  • Botão Salvar Sites

É uma extensão de navegador do Pinterest. Após instalado, o botão aparece em todas as imagens dos sites visitados, possibilitando que os usuários, com um clique, salvem as imagens diretamente diretamente nas suas pastas do Pinterest.

Botão de salvar do Pinterest

Fonte: Divulgação/Newsroom Pinterest

  • Pins avançados (rich pins)

Os pins avançados permitem que sejam agregadas mais informações  – além do título, legenda e link disponíveis para os pins comuns – nas imagens.

Além do maior volume de informação, o título dos rich pins aparece em negrito no feed, aumentando a interação. Quando o conteúdo do site associado ao pin é alterado, seu conteúdo é atualizado automaticamente.

Os rich pins estão disponíveis em três formatos:

  • pins de artigo – mostram título, autor e uma descrição do artigo;
  • pins de produto – mostram preço, link de compra e disponibilidade do produto;
  • pins de receita: mostram um texto com ingredientes e modo de preparo

 

  • Shop The Look

O Shop The Look é um recurso muito valioso do Pinterest para empresas. Disponível apenas para contas business, a ferramenta permite criar links nos pins que, por sua vez, direcionam para a compra na própria plataforma com apenas um clique.

Ferramenta shop the look no aplicativo do Pinterest

Ferramenta Shop The Look. Fonte: Divulgação/Pinterest Newsroom

Esse recurso foi criado para estimular as vendas na própria plataforma. Com, ela, os marcas de moda e outras empresas varejistas conseguem mostrar vários produtos em uma só imagem.

  • Pinterest Ads

O Pinterest Ads funciona de uma maneira muito parecida com o Facebook ou Instagram Ads. Com essa ferramenta, as empresas podem fazer anúncios no Pinterest.

Os pins considerados mais relevantes podem ser patrocinados e têm maior chance de serem vistos – podem aparecer no feed inicial da categoria e ter melhor posicionamento nas pesquisas da rede.

  • Pincode

O Pincode é um código, semelhante a um QR code, criado para compartilhar um perfil do Pinterest no mundo offline.  Ao ser escaneado com a câmera do celular o usuário é direcionado para o perfil do Pinterest associado àquele Pincode.

Pincode - Pinterest para empresas

Fonte: Newsroom Pinterest

Com esse recurso, o código pode ser inserido em materiais impressos, como cartões e embalagens de produtos.

  • Pinterest Analytics

Assim como ferramentas semelhantes de outras redes sociais – como o Instagram Insights e o Tik Tok Analytics – o Pinterest Analytics fornece dados que ajudam a entender como os usuários interagem com o perfil da sua empresa no Pinterest.

A ferramenta, disponível apenas para contas business, tem uma série de recursos: filtragem por data, pins com melhor performance, informações (idade, gênero, localização) do seu público e dos usuários da rede. É possível exportar os dados para apresentação.

Dicas práticas para um Pinterest de sucesso

  • Não esqueça da estratégia

A presença de empresas no Pinterest deve ter um objetivo claro, estar de acordo com a estratégia de comunicação e em consonância com os outros canais da marca (dentro e fora das redes). Como sempre dizemos aqui, a comunicação deve ser sincronizada.

  • Defina palavras-chave

O SEO (técnicas para aumentar e melhorar o tráfego de um a partir da pesquisa em buscadores como o Google) também pode ser aplicado ao Pinterest.

Para isso, defina as palavras-chave importantes para o seu negócio e use-as nas pastas e pins. Assim, quando os usuários buscarem por esses termos podem encontrar a sua marca nos primeiros resultados.

  • Mantenha uma regularidade

Acostume o seu público a ter novidades da sua marca periodicamente. Uma frequência mínima é criar um pin novo por semana. Manter uma frequência também ajuda o algoritmo a manter seu perfil relevante.

  • Invista no visual

O Pinterest é uma rede de descoberta e compartilhamento de imagens, por isso, capriche na qualidade do visual.

Além de imagens impactantes e com boa qualidade fotográfica ou de layout, não esqueça incorporar a identidade visual da marca nos seus pins. Assim, os usuários terão facilidade de reconhecer visualmente as suas publicações, além de aumentar o awareness da marca.

  • Capriche no texto dos pins e pastas

Ok, o Pinterest é uma rede visual, mas um bom uso do conteúdo descritivo pode favorecer a busca – tanto dentro da plataforma quanto no Google.

Use as palavras-chave no título das pastas e na descrição dos pins. Use títulos claros para as pastas, que remetam imediatamente ao conteúdo, por exemplo, “looks de inverno 2022”.

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A G&A tem uma equipe especializada em comunicação online e podemos ajudar a sua marca a se tornar relevante no Pinterest e em outras redes sociais.

Nosso time é dedicado àquilo que fazemos de melhor: fortalecer a reputação das empresas e promover o engajamento com seus públicos. Conheça os nossos serviços em marketing digital e, para mais informações, fale conosco.

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO