O Pinterest é uma rede social baseada em conteúdo visual e dá uma mãozinha para os usuários que buscam inspiração de viagens, decoração, moda e muitos outros assuntos.
Muitas marcas já descobriram o poder desse canal para reforçar sua imagem e conquistar a preferência do público. Quer saber mais sobre o uso do Pinterest para empresas? Se liga nesse post.
O Pinterest é uma rede social e mecanismo de busca visual que permite compartilhar e salvar imagens (os chamados pins) e descobrir informações na internet.
Ao navegar pelo Pinterest os usuários podem encontrar publicações do seu interesse e criar pastas (públicas ou privadas) agrupando referências sobre um determinado assunto.
A rede surgiu em 2009 e hoje se posiciona hoje como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo.
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O primeiro passo é saber como o Pinterest pode ajudar seus negócios, baseado nas características da rede.
A plataforma conta com 430 milhões de usuários no mundo, ficando bem atrás do Instagram (que bateu a marca dos dois bilhões de usuários no final de 2021) e do Facebook (com 2,89 bilhões de usuários ativos). Sendo assim, alcance não é o forte dessa rede social.
Mas a intenção de uso dessa rede pode ser muito útil para as empresas. O público entra no Pinterest buscando inspirações para seus projetos de vida. Estar no Pinterest é se fazer presente no momento que as pessoas estão fazendo planos e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
A rede percebeu todo esse potencial de gerar negócios e desenvolveu novas funcionalidades para empresas no Pinterest, como a conta business e as ferramentas de mensuração.
Segundo pesquisa da própria plataforma, 85% dos usuários acessam o Pinterest quando pensam em iniciar um novo projeto.
Relacionamento com influenciadores: fuja do post por post.
É uma extensão de navegador do Pinterest. Após instalado, o botão aparece em todas as imagens dos sites visitados, possibilitando que os usuários, com um clique, salvem as imagens diretamente diretamente nas suas pastas do Pinterest.
Fonte: Divulgação/Newsroom Pinterest
Os pins avançados permitem que sejam agregadas mais informações – além do título, legenda e link disponíveis para os pins comuns – nas imagens.
Além do maior volume de informação, o título dos rich pins aparece em negrito no feed, aumentando a interação. Quando o conteúdo do site associado ao pin é alterado, seu conteúdo é atualizado automaticamente.
Os rich pins estão disponíveis em três formatos:
O Shop The Look é um recurso muito valioso do Pinterest para empresas. Disponível apenas para contas business, a ferramenta permite criar links nos pins que, por sua vez, direcionam para a compra na própria plataforma com apenas um clique.
Ferramenta Shop The Look. Fonte: Divulgação/Pinterest Newsroom
Esse recurso foi criado para estimular as vendas na própria plataforma. Com, ela, os marcas de moda e outras empresas varejistas conseguem mostrar vários produtos em uma só imagem.
O Pinterest Ads funciona de uma maneira muito parecida com o Facebook ou Instagram Ads. Com essa ferramenta, as empresas podem fazer anúncios no Pinterest.
Os pins considerados mais relevantes podem ser patrocinados e têm maior chance de serem vistos – podem aparecer no feed inicial da categoria e ter melhor posicionamento nas pesquisas da rede.
O Pincode é um código, semelhante a um QR code, criado para compartilhar um perfil do Pinterest no mundo offline. Ao ser escaneado com a câmera do celular o usuário é direcionado para o perfil do Pinterest associado àquele Pincode.
Fonte: Newsroom Pinterest
Com esse recurso, o código pode ser inserido em materiais impressos, como cartões e embalagens de produtos.
Assim como ferramentas semelhantes de outras redes sociais – como o Instagram Insights e o Tik Tok Analytics – o Pinterest Analytics fornece dados que ajudam a entender como os usuários interagem com o perfil da sua empresa no Pinterest.
A ferramenta, disponível apenas para contas business, tem uma série de recursos: filtragem por data, pins com melhor performance, informações (idade, gênero, localização) do seu público e dos usuários da rede. É possível exportar os dados para apresentação.
A presença de empresas no Pinterest deve ter um objetivo claro, estar de acordo com a estratégia de comunicação e em consonância com os outros canais da marca (dentro e fora das redes). Como sempre dizemos aqui, a comunicação deve ser sincronizada.
O SEO (técnicas para aumentar e melhorar o tráfego de um a partir da pesquisa em buscadores como o Google) também pode ser aplicado ao Pinterest.
Para isso, defina as palavras-chave importantes para o seu negócio e use-as nas pastas e pins. Assim, quando os usuários buscarem por esses termos podem encontrar a sua marca nos primeiros resultados.
Acostume o seu público a ter novidades da sua marca periodicamente. Uma frequência mínima é criar um pin novo por semana. Manter uma frequência também ajuda o algoritmo a manter seu perfil relevante.
O Pinterest é uma rede de descoberta e compartilhamento de imagens, por isso, capriche na qualidade do visual.
Além de imagens impactantes e com boa qualidade fotográfica ou de layout, não esqueça incorporar a identidade visual da marca nos seus pins. Assim, os usuários terão facilidade de reconhecer visualmente as suas publicações, além de aumentar o awareness da marca.
Ok, o Pinterest é uma rede visual, mas um bom uso do conteúdo descritivo pode favorecer a busca – tanto dentro da plataforma quanto no Google.
Use as palavras-chave no título das pastas e na descrição dos pins. Use títulos claros para as pastas, que remetam imediatamente ao conteúdo, por exemplo, “looks de inverno 2022”.
A G&A tem uma equipe especializada em comunicação online e podemos ajudar a sua marca a se tornar relevante no Pinterest e em outras redes sociais.
Nosso time é dedicado àquilo que fazemos de melhor: fortalecer a reputação das empresas e promover o engajamento com seus públicos. Conheça os nossos serviços em marketing digital e, para mais informações, fale conosco.
Especialista em conteúdo e SEO
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