Em tempos em que transformação digital e customer experience guiam as ações das marcas no mercado, o relacionamento com influenciadores digitais é uma ferramenta essencial para atingir o público-alvo.
Manter um diálogo ativo com os influencers é fundamental para uma empresa que quer estar cada vez mais próxima de seus consumidores. Mas como sair do efeito manada, ter destaque e gerar um bom ROI (return on investment) nos dias de hoje?
Apostar no relacionamento de longo prazo com influenciadores é uma decisão acertada para pequenas e grandes marcas. Ao invés de pensar no Marketing de Influência apenas quando se tem uma demanda pontual – como um lançamento ou uma data comemorativa – as ações com creators devem fazer parte da estratégia de comunicação ao longo do tempo.
Veja algumas dicas para criar e manter uma estratégia de relacionamento de longo prazo com creators adequados para a sua empresa:
Uma das dificuldades de manter o relacionamento com influenciadores é porque isso exige esforço contínuo. É muito mais fácil uma vez por ano acionar uma lista de creators e pagar pelo conteúdo. Porém, o post por post não gera resultados consistentes e contribui de maneira menos efetiva para criar awareness de marca.
Para facilitar a gestão dos influenciadores, crie um cronograma, tanto para entrar em contato quanto para realizar follow ups, marcar reuniões de alinhamento e compartilhamento de resultados, acionar o creator em datas especiais e o que mais for necessário.
Capriche no briefing e confie
Uma das vantagens de se estabelecer um relacionamento de longo prazo é não ter que estabelecer uma parceria “do zero” toda vez que há uma demanda de comunicação. Por isso, capriche no briefing e nas reuniões iniciais, pois elas vão servir de base para muitas ações com aquele creator. Dê diretrizes claras sobre:
Porém, não tente interferir na maneira que o influencer se comunica com o seu público. O sucesso da parceria depende, em grande parte, da expertise dele em conversar e engajar aquele grupo. Portanto, confie que o influenciador fará isso da melhor maneira.
Muitas marcas optam pela estratégia dos “recebidos”, de permutas e outras parcerias não remuneradas. Isso não é um erro e, se bem calibrada, gera excelentes resultados. Porém, para estabelecer uma relação de longo prazo, a estratégia baseada exclusivamente em “recebidos” não costuma funcionar. A primeira deficiência desse tipo de abordagem é que ela é informal: não há contratos, garantia de postagem, relatório de resultados completo, entre outras diretrizes que pautam uma ação estratégica com influenciadores.
Ações remuneradas são importantes para estabelecer uma formalização contratual e reforçar o compromisso do influenciador com a marca e vice-versa
Uma das vantagens de mesclar ações e manter parcerias de longo prazo com influenciadores é que eles estão mais dispostos a divulgar iniciativas da empresa, já que existe uma relação prévia e uma familiaridade com o produto ou serviço. Isso é especialmente benéfico para a marca no caso de influenciadores de médio ou grande porte, quando um mimo de valor relativamente baixo (quando comparado ao valor de mídia) resulta em uma grande exposição.
O diferencial de uma estratégia estruturada de relacionamento é que ela gera mais resultados, então, monitore e guarde todos esses registros. Para ações específicas, como lançamentos e datas comemorativas, vale criar hashtags para facilitar o rastreamento.
É comum que influenciadores, especialmente os microinfluencers, que mantêm uma relação de proximidade com uma marca, mencionem seus serviços ou produtos no dia a dia, mesmo sem receber mimos ou pagamento. Portanto, é importante manter suas ferramentas de monitoramento bem calibradas e ficar de olho nas redes!
Uma relação de longo prazo, em que tanto a empresa quanto o influenciador enxerguem valor, tem a tendência de produzir melhores resultados para ambos. Com um discurso alinhado, as publicações têm mais autenticidade e podem gerar mais engajamento e crescimento para o influenciador e, para a marca, impacto nas vendas e no awareness.
Esse texto foi produzido por Renata Cerolini e atualizado em 4.9.2020 por Mila de Oliveira
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