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Relações públicas no agronegócio: uma estratégia de sucesso

04/05/2023

Relações públicas no agronegócio: uma estratégia de sucesso

Comunicação não é a primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em empresários rurais. Mas as relações públicas no agronegócio têm o potencial de ajudar marcas do setor a crescer e melhorar sua relação com os públicos de interesse.

Confira no post a importância da comunicação para o agro e como desenvolver uma estratégia bem sucedida.

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Benefícios das relações públicas no agronegócio

O agronegócio é um setor de extrema importância para a economia brasileira, sendo responsável por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, muitas empresas do setor ainda não perceberam a importância de manter uma estratégia de relações públicas.

Desenvolver um trabalho de comunicação, seja por meio de uma equipe interna ou contratação de uma agência externa, é essencial para fortalecer a imagem da empresa perante seus públicos de interesse, gerando um diferencial competitivo no mercado.

Além disso, uma boa estratégia de relações públicas aumenta a visibilidade da marca nos meios de comunicação e redes sociais, seja para divulgar suas ações, produtos ou para posicionar a empresa com relação a temas relevantes do setor.

Dicas para uma estratégia bem sucedida de relações públicas no agronegócio

Para uma estratégia de comunicação no agronegócio ser bem sucedida, é preciso estar atento a alguns pontos:

Elabore uma estratégia sob medida

O setor do agronegócio tem algumas particularidades: é preciso saber falar a língua do empresário rural, compreender seus objetivos e desafios de negócios, entender seu comportamento e, principalmente, saber como ele se informa, de modo a desenvolver uma estratégia que atinja as metas estabelecidas.

Sendo assim, é necessário desenvolver ações sob medida para o público e as empresas do agro, levando em consideração também o portfólio de produtos (inclusive a sua sazonalidade) histórico e cultura da empresa.

Assessoria de comunicação e o cliente de agro devem caminhar juntos

Para que o trabalho dê resultado, é imprescindível que o trabalho da assessoria acompanhe e antecipe as necessidades de comunicação do cliente, não atuando de forma reativa, esperando informações para produzir textos para a imprensa.

É necessário atuar em diversas frentes de comunicação e com estratégia. Isso inclui a elaboração de plano de comunicação, mensuração de resultados de maneira frequente, gestão do relacionamento com diversos públicos de interesse, como influenciadores e organizações da sociedade civil, além da imprensa.

Conheça o ambiente de comunicação do setor

Do tradicional Globo Rural aos tiktokers do agro (sim, eles existem), passando por canais de televisão e revistas especializadas, youtubers e podcasters: há uma enorme gama de veículos de comunicação que atuam no segmento do agronegócio.

Dois apresentadores de rádio gravando um podcast

Esse nicho de veículos tem características únicas. Por isso, é importante ter um conhecimento especializado para escolher ações, veículos e linguagem que ajude a atingir os objetivos de negócio.

Identifique oportunidades de participação em eventos

Os eventos desempenham um importante papel no agronegócio, porém, em geral, é uma estratégia de alto custo financeiro. Por isso, é importante contar com uma equipe de comunicação que entenda do calendário do agro e o perfil de cada evento.

Assim, é possível otimizar o ROI (Return On Investment, ou retorno do investimento) por meio do mapeamento assertivo de quais são as melhores oportunidades para a empresa se destacar e ser vista como uma referência no mercado.

Conte com o apoio de quem é especialista no assunto

A comunicação é uma ferramenta importante para qualquer empresa que busca construir e fortalecer uma imagem de marca positiva perante seus públicos de interesse. E com o agro, não é diferente.

Porém, para ter uma estratégia de relações públicas bem sucedida no agronegócio, é importante contar com o apoio de uma assessoria de comunicação que entende do setor e de suas especificidades.

Além disso, uma assessoria pode oferecer suporte em outras áreas, como gerenciamento de crises, treinamentos em comunicação e ações de diversidade e inclusão.

Se a sua empresa atua no setor do agro e deseja melhorar a estratégia de relações públicas, conte com quem tem mais de 30 anos de experiência no mercado. Conheça mais sobre a G&A e fale com a gente!

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO