Mesmo com a quarentena flexibilizada em alguns locais, a rotina de home office continua sendo a realidade de muitos colaboradores. Ao levarem o escritório para dentro de casa, é normal que alguns sintam dificuldades no home office e tenham problemas para equilibrar vida profissional com a pessoal.
A revista Você S/A divulgou uma pesquisa que identificou que 56% dos brasileiros não estão conseguindo conciliar as atividades pessoais e de trabalho. E quem mais sente dificuldades no home office é a geração Z, que corresponde ao público até 25 anos, já que 82,6% não estão se adaptando ao formato de trabalho remoto. O levantamento é do Centro de Inovação da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).
Esse problema não precisa ser permanente. Enquanto não voltamos ao trabalho presencial, é possível melhorar a rotina e ter mais qualidade de vida. Veja algumas dicas de home office:
Acordar e pular da cama para a escrivaninha não é saudável. Procure manter uma rotina diária no home office e planeje seus horários de acordo com o expediente. Respeite as pausas para refeições e a entrega das atividades. Aproveite a diversidade de aplicativos e escolha algum para te ajudar a planejar seu dia a dia.
Assim como no escritório, ter uma estratégia no home office para organizar as demandas é imprescindível. Deixar para o final do dia um trabalho mais complexo pode contribuir para o horário do expediente se prolongar ou, então, a entrega não ser realizada, pois a mente já está cansada. Alinhe com seu gestor as prioridades para organizá-las em sua agenda.
Na nova rotina do home office, alguns têm trabalhado demais, mas, outros, lutam para conseguir se concentrar e ter um dia produtivo. Limitar as distrações pode ser uma boa dica para esse segundo grupo. Existem ferramentas que controlam o tempo de uso do celular e que reduzem as notificações dos aplicativos.
Como ser mais criativo? Medidas simples para estimular a criatividade no dia a dia
Mantenha a rotina pessoal para conseguir desligar a cabeça do trabalho. Se antes você encontrava os amigos sempre, programe videoconferências. Fazia alguma aula durante a semana? Se for possível, continue fazendo em casa. Se não for, você pode tentar aprender algo novo, aproveitando a grande quantidade de cursos gratuitos disponíveis online.
Esse texto foi produzido por Débora Fiorini e atualizado em 12.6.20 por Mila de Oliveira.
Veja também:
Como sua marca constrói a relação com a imprensa? Uma boa estratégia de assessoria de imprensa não se limita ao envio de press releases aos veículos de comunicação. O time da G&A cultiva sólidos relacionamentos com os jornalistas há mais …Leia mais
O cuidado com a saúde mental tem sido, cada vez mais, uma importante preocupação na sociedade. O Brasil, principalmente, é o país com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), …Leia mais