As tendências de comunicação em 2022 refletem o período de mudanças sem precedentes que temos vivido por causa da pandemia.
Passamos por uma digitalização repentina devido à necessidade de isolamento social, mas o cenário continua em constante transformação. Isso afeta a maneira com que as marcas se comunicam com seus consumidores, o diálogo entre empresas e colaboradores, o comportamento de consumo de notícias, os temas e linhas editoriais abordadas pelos veículos de comunicação.
Confira quais são as principais tendências de comunicação para 2022 e como elas impactam a gestão das marcas.
Após uma migração massiva para o home office em 2020, a realidade da maioria das empresas hoje é a diversificação: há colaboradores em trabalho remoto, em regime híbrido e presenciais full time. A mudança de cenário impactou fortemente a comunicação interna das empresas e demandou um ajuste de estratégia.
Com o objetivo de alcançar os colaboradores onde eles estiverem, as companhias passaram a adotar uma estratégia multicanal de comunicação, onde a mesma key message é distribuída em múltiplos canais internos, utilizados conforme a preferência, o modelo de trabalho e a função do colaborador.
Uma pesquisa da Reuters Institute mostra que a confiabilidade das informações vai ser uma tendência de comunicação em 2022 na área do jornalismo.
Segundo o levantamento, as pessoas estão mais atentas à desinformação e o cuidado com notícias falsas sobre a Covid-19 ocupa o topo das preocupações. A maioria do público deseja que as notícias sejam neutras, apresentem diversos pontos de vista e, ainda segundo a pesquisa, a confiança no conteúdo jornalístico aumentou após a pandemia.
Para as marcas, é importante divulgar apenas informações verificadas nos seus canais, sempre citar fontes e privilegiar dados de instituições confiáveis e veículos de comunicação com credibilidade. Essas boas práticas se estendem também às redes sociais dos CEOs e outros porta-vozes da empresa.
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A crescente digitalização continua como uma tendência para comunicação em 2022.
O metaverso, universo virtual que replica o mundo real, é um dos exemplos desse fenômeno. A “nova internet” ou “internet 3D”, como vem sendo chamada, irá impactar o comportamento do público, e, consequentemente, a estratégia de comunicação das marcas.
Embora o conceito não seja novo, ele entrou no radar das pessoas e empresas desde que o nome do Facebook mudou para Meta e Mark Zuckerberg anunciou a intenção de investir nesse universo. A expectativa é de uma maior fusão entre o mundo real e o virtual e a digitalização da comunicação.
Parece contraditório que humanização e digitalização sejam tendências para comunicação para 2022. Mas, ao mesmo tempo que as telas se tornam cada vez mais importantes na nossa vida, a sociedade tem discutido a importância da saúde mental e do bem estar.
A distância de amigos e parentes, perda de liberdade, a incerteza sobre a economia e o futuro foi desafiador para todos e emergiu a necessidade de ser empático e considerar as nossas limitações como seres humanos.
Para as marcas, é necessário desenvolver uma comunicação cada vez mais humanizada. Seja dentro da empresa ou nas redes sociais, o ponto focal é o mesmo: escutar e dialogar com empatia. A comunicação deve criar uma proximidade maior entre marca e stakeholder, abrindo espaço para sua participação e acolhendo a sua opinião.
O público espera das marcas uma postura que favoreça a diversidade e a inclusão, que se posicionem com relação a questões sensíveis e façam a diferença na vida de populações minoritárias ou em situação de vulnerabilidade.
Porém, abraçar um propósito vai além de uma campanha pontual, a ideia é aprimorar o foco na criação de um senso de equidade, diversidade, inclusão e pertencimento no planejamento e ações de comunicação.
As ações de diversidade e inclusão devem estar alinhadas com os valores do público da empresa e aportar um benefício real à sociedade. Caso contrário, a marca corre o risco de ser vista como oportunista e ter sua reputação afetada.
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As tendências para 2022 apontam para novas oportunidades de mercado e mudanças no comportamento dos consumidores. Como sempre, as marcas que conhecem seu público alvo, estão dispostas a ouvi-lo e fazer ajustes de rota, sairão na frente em um cenário dinâmico e veloz.
Especialista em conteúdo e SEO
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