O trabalho de UX Writing tem se tornado mais estratégico para as empresas à medida que nós interagimos com mais frequência por meio de plataformas digitais. As marcas têm buscado, cada vez mais, produzir um conteúdo que esteja adequado aos sites, redes sociais e aplicativos; e a redação estratégica para UX tem papel fundamental nisso.
UX Writing ou Escrita UX é a atividade de escrever se baseando na experiência do usuário, o User Experience, mais conhecido como UX. O profissional que realiza essa atividade seleciona de forma estratégica todos os elementos que fazem parte de um texto, para que ele se torne o mais claro, objetivo e útil possível para o leitor. Sendo assim, se preza pela forma como o usuário vai se sentir ao utilizar um site, aplicativo e outros canais.
Embora complementares, as duas atividades não são a mesma coisa. O copywriting é a técnica de produção de conteúdo com fins persuasivos, ou seja, com foco em convencer o leitor a realizar uma determinada ação. Enquanto o UX Writing, como falamos acima, é a técnica de escrita focada em melhorar a experiência do usuário em uma plataforma.
Há semelhanças entre o trabalho de copywriting e UX Writing: os dois se dedicam a tornar a comunicação mais compreensível e a fazer com que o conteúdo atraia e retenha os usuários. Na prática, as duas técnicas são interdependentes – um texto otimizado para UX Writing ajuda a atingir os objetivos de copywriting e vice-versa.
Não é bem assim. O UX Writing vai além da boa escrita, pois é preciso pensar em uma série de fatores:
Para fazer um bom texto considerando todos esses fatores, o UX Writer costuma fazer parte de uma equipe multidisciplinar, que inclui designers, comunicadores, profissionais de Marketing, analistas de dados, engenheiros de produto, programadores, entre outros.
Dentro do contexto da marca e do canal, esse texto precisa ser útil para as pessoas que o leem, precisa transmitir uma mensagem com eficiência. Sendo assim, as palavras de ordem são: clareza e objetividade. Em UX Writing, ainda que alguns termos e estruturas de frase mais complexas sejam muito interessantes, é necessário entender se fazem sentido na experiência do usuário.
Uma comunicação consistente favorece o relacionamento com o público. Portanto, é fundamental estabelecer ou organizar e documentar um padrão que guie os textos. Nesse processo, é considerado o tom de voz, a persona, normas de estilo e outros elementos que geram uma percepção bem definida da marca.
Quem usa esse aplicativo? Quem visita esse site? Qual é o feedback que se recebe? Entender o comportamento do usuário e sua jornada no canal é extremamente importante para aprimorar o UX Writing. Para isso, existe o monitoramento e análise de dados como aliados dessa atividade.
Comportamentos mudam, tendências surgem e o UX Writing precisa acompanhar as mudanças, atualizando o que for necessário para melhorar a experiência do usuário.
Esse texto foi produzido por Débora Fiorini e atualizado em 25.6.20 por Mila de Oliveira.
Leia também:
Como sua marca constrói a relação com a imprensa? Uma boa estratégia de assessoria de imprensa não se limita ao envio de press releases aos veículos de comunicação. O time da G&A cultiva sólidos relacionamentos com os jornalistas há mais …Leia mais
O cuidado com a saúde mental tem sido, cada vez mais, uma importante preocupação na sociedade. O Brasil, principalmente, é o país com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), …Leia mais