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Imagem pessoal: 5 perguntas para a especialista Regina Pacheco

19/06/2020

Imagem pessoal: 5 perguntas para a especialista Regina Pacheco

A imagem pessoal – o modo como nos vestimos e nos portamos – transmite um conceito para as outras pessoas. Você já parou para pensar na forma como se apresenta? Será que suas escolhas de elementos visuais transmitem para os outros a imagem pessoal que você deseja? Neste texto da série 5 Perguntas para o Especialista, a consultora de imagem Regina Pacheco* nos dá informações sobre imagem pessoal e como ela pode impactar em nossa vida profissional. Confira:

G&A: Qual a importância da imagem pessoal no mundo profissional?

RP: Imagine que você tem três segundos para causar uma boa impressão mostrando congruência entre sua apresentação (vestuário e modos), sua forma de falar e o seu conhecimento (conteúdo). Essas informações possuem diferentes pesos, segundo o professor Albert Mehrabian, da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA):55% apresentação pessoal, 38% tom de voz e 7% conteúdo da fala.

O resultado dessa equação vai dar abertura ou criar uma barreira na continuidade do contato e, ainda que seja injusto, colocará um carimbo que é difícil de apagar ao longo da trajetória profissional.

G&A: Quais os primeiros passos para melhorarmos nossa imagem pessoal?

RP: Os três passos que eu considero importantes são:

  • Assegurar que a cultura do ambiente de trabalho não conflite com a nossa visão de mundo. Por exemplo: trabalhar na área jurídica exige códigos mais rígidos de vestuário e, se não nos sentimos à vontade, vamos transmitir a imagem de insegurança.
  • Tomar consciência dos nossos pontos fortes e fracos em relação ao tom de voz e postura corporal.
  • Usar truques para valorizar os pontos fortes e minimizar os fracos.

Existem Consultores de Imagem que podem ajudar nessa parte, mas podemos também observar pessoas que trabalham conosco e que admiramos para serem nossa referência na maneira de se vestir e se comportar. Porém, tenha cuidado: nada de imitar! Há sempre espaço para expressarmos nossa individualidade em harmonia com o ambiente de trabalho, a função e o perfil do público com o qual nos relacionamos.

G&A: Como a escolha das cores e vestuário pode fazer a diferença em uma apresentação?

RP: As cores vibram em comprimentos diferentes de ondas de luz e transmitem diferentes mensagens, conforme foi comprovado em um amplo estudo feito pela pesquisadora alemã Eva Heller. Conhecer seus significados e usá-las de acordo com nossos objetivos facilita muito a nossa comunicação numa apresentação ou em uma reunião. Alguns exemplos:

  • Azul transmite clareza mental, ideia de raciocínio lógico, paciência, serenidade e diminui o estresse.
  • Vermelho denota dinamismo, liderança e proatividade.
  • Laranja transmite cordialidade e, combinado com azul, favorece a agilidade mental.
cabides com roupas de diversas cores - imagem pessoal

Cores distintas geram sensações diferentes

G&A: Numa videoconferência, o que você recomenda para manter a atenção do público?

RP: O nosso visual da cintura para cima, tanto em encontros presenciais como virtuais, é o ponto focal e, portanto, merece nossa atenção sempre. Especificamente numa tela de computador, a nossa imagem pode ficar comprometida com ruídos visuais e sonoros. Os principais cuidados são:

  • Vestir-se para trabalhar. Mesmo estando “atrás da tela”, continua sendo trabalho. No vídeo, o foco é o rosto e, no máximo, o tronco. Então, a ideia é se arrumar de acordo com o seu interlocutor.
  • Investir na parte superior sem descuidar da de baixo. Nunca se sabe se você terá que se levantar.
  • Para a parte superior, use roupas adequadas ao ambiente de trabalho que você está inserido. É preciso cuidar também para que a roupa não esteja amassada ou manchada.
  • Evitar acessórios (colares, pulseiras, brincos) que fazem barulho ou que sejam grandes e muito chamativos.
  • Manter cabelos e, no caso dos homens, barba arrumados.
  • Montar um ambiente com cara de trabalho, sem ruídos e interferências. Tire objetos que possam distrair quem estiver do outro lado da chamada.

G&A: Em tempos de quarentena, além do visual, como a linguagem corporal pode gerar impacto em uma videoconferência?

RP: Ficar olhando uma pessoa que, por se sentir “protegida” em casa, esquece que está sendo filmada e faz expressões ou gestos inadequados, não é nada agradável e gera percepção negativa do profissional. É sempre bom ter em mente que o foco é a conversa, a reunião e não os itens que você está usando, detalhes de decoração da sua casa ou gestuais inapropriados. Sua atenção plena e postura fazem toda a diferença, pois no vídeo tudo é evidenciado.

Regina Pacheco - imagem pessoal

*Regina Pacheco é arquiteta (UFPR), pós-graduada em Marketing (FGV) e dirigiu, durante 25 anos, a Omni Marketing, instituto de pesquisa de mercado. Atuando em ambientes corporativos altamente competitivos, a especialista observou o quanto a imagem afetava a autoestima e o desenvolvimento profissional de pessoas tecnicamente qualificadas. Há dois anos, ela deu uma virada profissional e se especializou em Consultoria de Imagem com o propósito de ajudar essas pessoas tanto profissionalmente, como pessoalmente. Contato: regina@reginapachecoestilo.com.br  

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