O treinamento online se popularizou entre as empresas durante a emergência da COVID-19, que obrigou muitos negócios a transferir, às pressas, as atividades do presencial para o virtual. Porém, esse formato mostrou aspectos vantajosos e tem tudo para se consolidar no pós-pandemia.
Listamos seis vantagens do treinamento online para as empresas:
Na capacitação à distância, não há necessidade de deslocamento das equipes de colaboradores e dos palestrantes e profissionais responsáveis pelo treinamento.. Isso elimina gastos com passagens aéreas, diárias de hotéis e táxis. Outros gastos que costumam incorrer em treinamentos presenciais, como aluguel de espaço físico, sonorização e coffee break, também são eliminados.
Os colaboradores não precisam despender tempo se deslocando até o local de treinamento. No caso de capacitações em outras cidades, além do deslocamento mais longo, o tempo perdido com a gestão de passagens e hospedagem também é eliminado.
Como o treinamento online tem uma execução mais simples, os colaboradores responsáveis pela sua realização também economizam o tempo gasto em tarefas operacionais e, assim, podem em focar em funções mais estratégicas.
O treinamento presencial exigia que todos os envolvidos estivessem no mesmo local, ao mesmo tempo. Coordenar um espaço disponível em diversas agendas poderia se tornar um verdadeiro pesadelo, principalmente se a capacitação for voltada para executivos do alto escalão da empresa.
Em boa parte dos treinamentos online, o material está sempre disponível e pode ser acessado a qualquer hora, o que facilita a realização da capacitação. Os participantes escolhem o horário que melhor se encaixa em suas rotinas para se atualizarem.
Mesmo um curso ou palestra que ocorreu em tempo real pode ser gravado e disponibilizado posteriormente, para alcançar as pessoas que não puderam comparecer.
Uma das principais vantagens do treinamento online é a democratização do acesso ao conhecimento..
Não há necessidade de deslocamento nem a limitação da capacidade de uma sala. Com um computador (ou celular, dependendo do formato da capacitação) com acesso à internet, o colaborador pode fazer parte do treinamento.
O treinamento online pode trazer formatos multimídia e fazer uso de estratégias como a gamificação (uso de elementos de jogos, como o fio narrativo, a pontuação e recompensa), que ajuda a realizar determinadas ações e a fixar conceitos.
A diversidade nos formatos e metodologias empregadas enriquece a dinâmica do treinamento (ao invés de ter apenas um profissional explicando o conteúdo) e transforma a capacitação em uma experiência imersiva e interativa.
O formato online permite que o profissional que está aplicando o treinamento ou palestrando disponibilize uma quantidade maior de material extra para que o colaborador aprenda por conta própria – que podem ser vídeos, livros, podcasts, cursos online e outros recursos muito mais atrativos que a antiga lista de papel com referências bibliográficas.
Quando a empresa disponibiliza uma plataforma de treinamento (como é o caso das universidades corporativas ou o LinkedIn Learning) esse aspecto é ainda mais estimulado, já que o colaborador pode escolher, entre as opções de capacitação, aquela que se encaixa melhor às suas necessidades.
O cenário atual e o pós-pandemia são favoráveis à implementação de treinamentos online: muitas atividades são realizadas de maneira remota, grande parte dos colaboradores em home office têm acesso à internet de qualidade e as pessoas estão cada vez mais dispostas a adquirir conhecimento pelo formato virtual.
Aqui na G&A, tanto usamos o treinamento online com nossos colaboradores (por meio de encontros e palestras virtuais em tempo real) quanto oferecemos capacitação à distância para o desenvolvimento de competências de comunicação, como o Media Training Online.
Como sua marca constrói a relação com a imprensa? Uma boa estratégia de assessoria de imprensa não se limita ao envio de press releases aos veículos de comunicação. O time da G&A cultiva sólidos relacionamentos com os jornalistas há mais …Leia mais
O cuidado com a saúde mental tem sido, cada vez mais, uma importante preocupação na sociedade. O Brasil, principalmente, é o país com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), …Leia mais