Das lives musicais a congressos de empresas, passando por grandes feiras e festivais: os eventos online tomaram conta do mercado nos últimos meses.
A pandemia mudou permanentemente a maneira como frequentamos espaços públicos. O setor de eventos foi um dos mais impactados pela quarentena e obrigou quase que uma completa reinvenção de toda uma indústria que tinha como modelo de negócios a comercialização de stands e estrutura para circulação de grandes públicos.
Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril, que ouviu prestadores de serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas, mostrou que a pandemia do coronavírus afetou 98% das empresas desse setor.
Uma das principais feiras de tecnologia agrícola do país, a Agrishow, adotou o nome Agrishow Experience e promoveu pela internet espaços virtuais para conteúdo, networking e possibilidades de negócios. A programação teve, ainda, webinars ao vivo, entrevistas e dicas de produtores rurais.
Outro grande evento, a Comic Con Experience (CCXP), maior festival de cultura geek e pop do mundo, e que chegava a reunir 275 mil pessoas em suas edições presenciais em São Paulo, anunciou em julho que a sétima edição será 100% virtual e também ganhará um novo nome: “CCXP Worlds: A Journey of Hope”.
O grande desafio é entender como entreter o público e garantir que ele tenha uma boa experiência, mesmo por meio da tela de um computador, celular ou tablet.
Neste contexto, especialistas afirmam que, para garantir o sucesso desses eventos, além de ter que dosar melhor o tempo de duração, também é importante oferecer mais do que conteúdo para garantir o engajamento.
Um exemplo é o da própria CCXP Worlds: A Journey of Hope, que desenvolveu um mapa interativo, no qual o público poderá navegar entre os espaços e decidir qual conteúdo deseja acompanhar.
Confira quatro dicas para fazer um evento online:
1) Seus objetivos vão determinar a plataforma
Qual plataforma usar no meu evento online? Essa é uma das dúvidas mais frequentes, já que existem opções ao vivo que vão desde redes sociais, de forma gratuita, mas com tempo limitado de transmissão, até versões pagas especializadas nisso. Veja algumas opções:
2) Invista em especialistas renomados
Custos como deslocamento, hospedagens e disponibilidade de agenda são praticamente eliminados no formato digital. Fica mais fácil – e barato – trazer palestrantes renomados, que atraem o público e vão fazer do seu evento online um sucesso.
3) Fique atento ao tempo de cada palestra
A concentração e dedicação a um conteúdo online são menores em comparação a um evento presencial. Por isso, é preciso prestar especial atenção ao formato e ao tempo. Busque estratégias para manter o engajamento alto durante o evento, como, por exemplo, envolver o público abrindo caixas de perguntas. É um bom método para manter o engajamento alto durante o evento.
4) Observe o que está sendo feito
Considerando que a tendência dos eventos digitais veio para ficar, o recomendado agora é que todos aproveitem o período da quarentena para consumir o máximo de lives, webinars e cursos online. Além de ser criativo e não ter medo de errar, o melhor caminho para aprender é observar como os outros estão fazendo.
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