Reforçar o machismo e outros vieses inconscientes, ser mais do mesmo e não pensar em campanhas genuinamente afirmativas: são muitas as razões pelas quais as ações no Dia da Mulher podem vir a ser um tiro no pé em algumas empresas.
Se você quer fazer a diferença neste 8 de março, veja seis coisas para não dizer ou fazer na comunicação da sua marca.
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A ideia de uma celebração anual em favor dos direitos das mulheres surgiu nos primeiros anos do século 20 e, em 8 de março de 1917, uma passeata feminina de enormes proporções na Rússia acabou definindo a data que usamos hoje.
Em 1975, as Nações Unidas instituíram o Dia Internacional das Mulheres como uma data para reafirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. O dia consta no calendário oficial em mais de 100 países.
Embora algumas organizações e pessoas celebrem a data de forma com apenas a abordagem associada à comemoração da “feminilidade”, o 8 de março está profundamente ligado à luta por igualdade de direitos e à equidade.
A equidade é um princípio que vem do direito e, de forma bastante resumida, significa adaptar o princípio da igualdade à realidade, ou seja, todos têm direitos, mas as necessidades variam de indivíduo para indivíduo.
Se uma empresa tem foco na equidade de gênero, seu objetivo é que todos tenham oportunidades adequadas às suas necessidades.
Como já vimos, o Dia Internacional da Mulher é um momento para falar de direitos e equidade. Ter em vista que a data não é essencialmente festiva e evitar discursos que reforcem o machismo são condições indispensáveis para não “dar bola fora” na comunicação.
Ações que visem a conscientização do público, interno ou externo, e que demonstrem o comprometimento da empresa com esta causa ajudam a acertar na comunicação no Dia Internacional da Mulher.
Confira seis ações para deixar de lado nesta data.
Este é o item mais relevante de todos. Se a empresa não se importa com a equidade de gênero durante os outros 364 dias do ano, qualquer ação no 8 de março tende a sair pela culatra.
Para uma estratégia de comunicação com causa dar resultado, é necessário consistência e isso requer uma continuidade das ações. Se a sua marca já está comprometida com esta causa, o Dia da Mulher é uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao que já foi feito, mostrar resultados e comunicar projetos futuros.
Evite presentear as colaboradoras com maquiagem, perfumes e flores. Esses presentes remetem a um estereótipo de feminilidade na qual as mulheres são delicadas e se preocupam demais com a aparência.
Para não errar no presente, basta seguir uma regrinha fácil: no ambiente de trabalho, as mulheres são reconhecidas (ou deveriam ser) pela sua capacidade técnica, habilidades de liderança e competência, não pela sua aparência e cuidados pessoais. Sendo assim, os presentes (se houver) devem ser associado às características relevantes no mercado de trabalho.
Dia da Mulher não é uma data essencialmente comemorativa, como o Dia das Crianças, por isso, não faz sentido “dar parabéns por ser mulher”.
Em geral esse tipo de mensagem “festiva” vem de um viés inconsciente, sem uma intenção de diminuir a data ou a causa, mas acaba por fazê-lo. Ao invés de parabenizar, vale mais ouvir as colaboradoras demais públicos de interesse sobre suas questões e demandas.
Não use, de modo algum, um discurso que agradece à mulher por “deixar o mundo mais bonito com a sua beleza”, “fazer a nossa vida melhor” e por aí vai.
Mulheres não ocupam os postos de trabalho para deixar o ambiente mais bonito e sim porque são colaboradoras competentes. Esse tipo de postura objetifica a mulher e diminui a sua importância no mundo corporativo.
Se quiser fazer um elogio, não fale de aparência, mas enalteça a competência do seu time feminino e conte quanto elas são incríveis no trabalho que fazem.
“Todo dia é dia da mulher” é um mote que deve estar fora da comunicação no 8 de março. Embora os esforços em prol da equidade de gênero devam estar presentes todos os dias, o Dia da Mulher é um marco na luta por direitos, por isso deve ser respeitado.
Evite mensagens vazias como “celebramos o trabalho da nossa equipe feminina” a “mulheres são muito talentosas”, que não comunicam nenhum plano ou compromisso da empresa.
O Dia da Mulher é uma oportunidade para contar as ações, metas ou KPIs que demonstram o que a empresa está fazendo ou planeja fazer para diminuir a desigualdade de gênero e assegurar os direitos das mulheres.
Ações que visam o aumento da diversidade e inclusão fazem parte de uma estratégia bem sucedida de gestão da marca e geração de awareness positivo nos públicos de interesse. Isso também inclui uma comunicação acertada em datas importantes para esses públicos, como o Dia Internacional da Mulher.
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