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Vale a pena criar um blog para a sua empresa?

10/07/2023

Vale a pena criar um blog para a sua empresa?

Os blogs são plataformas que vêm sendo usadas há muitos anos no Marketing de Conteúdo e muitas empresas se perguntam se ainda vale a pena criar um blog. Se você tem essa dúvida, confira o post que a equipe de Marketing de Conteúdo da G&A preparou sobre o assunto.

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Dados mostram que vale a pena ter um blog

Em um cenário que o conteúdo em vídeo continua ganhando força, em meio a novas redes sociais e o metaverso, é legítimo que os profissionais de comunicação se questionem se o consumidor ainda lê posts na internet e se esse canal tem potencial para atrair e engajar seu público-alvo.

O relatório anual State of Marketing, da Hubspot, aponta que as marcas continuam investindo nessa plataforma e que os blogs têm um alto retorno de investimento (ROI). Confira alguns dados:

  • Os canais de marketing com maior ROI são os blogs, junto com social media shopping e parcerias com influenciadores;
  • 88% dos profissionais de marketing que já trabalham com SEO planejam aumentar ou manter seus investimentos este ano;
  • Um terço dos profissionais de marketing estão produzindo conteúdo para blogs e 29% usam blogs otimizados para SEO para atrair e converter leads;

Por que investir em um blog?

Já vimos que os blogs podem ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócio. Conheça alguns motivos pelos quais vale a pena investir em um blog.

Para se tornar uma autoridade na sua área de atuação

O blog é um espaço para a sua empresa mostrar sua expertise e conhecimento na sua área de atuação. Postando conteúdos originais e de qualidade, o seu blog vai ganhar reputação nos buscadores (como o Google) e, com o tempo, irá se tornar uma fonte confiável de informações no seu segmento.

Ao demonstrar conhecimento e autoridade por meio de conteúdo educativo, informado seu público e ajudando-o a tomar decisões, a sua marca passa a ser considerada quando os leitores precisarem dos produtos ou serviços que você oferece.

Para gerar leads e conversões

Um blog pode ser uma ferramenta poderosa para gerar leads e conversões para as empresas ao atrair tráfego qualificado, direcionando potenciais clientes para o site da marca.

Além disso, a empresa pode, por meio de enquetes, cadastro e o Google Analytics, coletar informações dos visitantes, permitindo a nutrição desses leads e aumentando as chances de conversão.

Porque é uma ferramenta proprietária e de baixo custo

Os perfis de marca nas redes sociais ficam muito limitados pelas políticas de cada rede e submetidos aos algoritmos que limitam o seu alcance orgânico. Além disso, se a rede “flopa”, perde usuários ou para de atrair seu público-alvo, todo o investimento feito naquele canal é perdido.

Mulher lendo blog em um tablet

Os blogs, embora também precisem se adaptar ao algoritmo do Google para permanecerem relevantes, têm muito mais liberdade com relação a conteúdo e formatos que as marcas desejam usar.

Os blogs são fáceis de operar, sendo um canal de baixo custo de produção e manutenção. Uma vez que a sua marca cria conteúdos relevantes, seu blog recebe tráfego de maneira orgânica, sem precisar pagar por isso.

Dicas para criar um blog de sucesso

Para alcançar bons resultados, não basta montar um blog e publicar alguns textos. É necessário estratégia, constância e criatividade. Confira algumas dicas para criar um blog de sucesso.

Esteja alinhado ao plano de comunicação

Análise e planejamento são as chaves para decidir se uma marca deve criar, manter ou encerrar um blog. Aliás, qualquer ação deve estar alinhada com o plano de comunicação e em consonância com a estratégia da empresa.

Como o conteúdo do blog pode ser replicado nos outros canais da marca, é importante ter uma atenção extra ao alinhar tom e linha editorial entre todos os canais. Isso evita que a marca tenha uma personalidade no blog e outra no Instagram, por exemplo.

Não poste apenas conteúdo em texto

Os conteúdos em áudio e vídeo seguem sendo uma tendência ano após ano. Então, por que não usar esses recursos também no seu blog?

Se a sua marca tem um canal no YouTube ou um podcast, publique esse conteúdo no blog, com um breve texto de apoio. Isso irá atrair o público para o site, bem como aumentar o tempo de permanência dos usuários na página.

Publique o conteúdo do blog em outras plataformas

Compartilhar o conteúdo do blog em outras plataformas da marca ajuda a atrair visitantes e potencializar os resultados.

Divulgue os posts nas redes sociais da marca, isso costuma trazer ótimos resultados. Compartilhe também os links por meio da sua newsletter, em fóruns e outros canais.

Para competir com a AI, crie conteúdos de valor

O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, na comunicação é uma realidade. Nesse contexto, o desafio dos profissionais é manter a relevância do conteúdo para o seu público-alvo.

Para isso, os profissionais de Marketing de Conteúdo precisam tornar o seu blog único, trazendo uma abordagem inovadora dos temas, interatividade, conteúdo audiovisual e gráficos.

Monitore os resultados

Todos os canais de marketing de uma marca precisam ser monitorados para mostrar se atingiu os objetivos esperados e onde é necessário alterar a rota.

Os blogs têm uma vantagem de contar com uma ferramenta gratuita e muito eficiente, o Google Analytics, que monitora uma enorme quantidade de dados e pode trazer excelentes insights.

Conte com a ajuda de quem é especialista

Ter um blog estratégico e relevante pode contribuir e muito para que as marcas alcancem seus objetivos de comunicação. Mas, como vimos no post, é necessário trabalho e estratégia.

Se faz parte dos planos da sua empresa lançar um blog ou você gostaria de elevar a qualidade do conteúdo publicado, conte com quem é especialista no assunto.

A G&A conta com uma equipe multidiscplinar que pode ajudar a sua marca a se comunicar melhor com seus públicos. Confira a nossa página de serviços ou fale com a gente!

 

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO