Os blogs são plataformas que vêm sendo usadas há muitos anos no Marketing de Conteúdo e muitas empresas se perguntam se ainda vale a pena criar um blog. Se você tem essa dúvida, confira o post que a equipe de Marketing de Conteúdo da G&A preparou sobre o assunto.
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Em um cenário que o conteúdo em vídeo continua ganhando força, em meio a novas redes sociais e o metaverso, é legítimo que os profissionais de comunicação se questionem se o consumidor ainda lê posts na internet e se esse canal tem potencial para atrair e engajar seu público-alvo.
O relatório anual State of Marketing, da Hubspot, aponta que as marcas continuam investindo nessa plataforma e que os blogs têm um alto retorno de investimento (ROI). Confira alguns dados:
Já vimos que os blogs podem ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócio. Conheça alguns motivos pelos quais vale a pena investir em um blog.
O blog é um espaço para a sua empresa mostrar sua expertise e conhecimento na sua área de atuação. Postando conteúdos originais e de qualidade, o seu blog vai ganhar reputação nos buscadores (como o Google) e, com o tempo, irá se tornar uma fonte confiável de informações no seu segmento.
Ao demonstrar conhecimento e autoridade por meio de conteúdo educativo, informado seu público e ajudando-o a tomar decisões, a sua marca passa a ser considerada quando os leitores precisarem dos produtos ou serviços que você oferece.
Um blog pode ser uma ferramenta poderosa para gerar leads e conversões para as empresas ao atrair tráfego qualificado, direcionando potenciais clientes para o site da marca.
Além disso, a empresa pode, por meio de enquetes, cadastro e o Google Analytics, coletar informações dos visitantes, permitindo a nutrição desses leads e aumentando as chances de conversão.
Os perfis de marca nas redes sociais ficam muito limitados pelas políticas de cada rede e submetidos aos algoritmos que limitam o seu alcance orgânico. Além disso, se a rede “flopa”, perde usuários ou para de atrair seu público-alvo, todo o investimento feito naquele canal é perdido.
Os blogs, embora também precisem se adaptar ao algoritmo do Google para permanecerem relevantes, têm muito mais liberdade com relação a conteúdo e formatos que as marcas desejam usar.
Os blogs são fáceis de operar, sendo um canal de baixo custo de produção e manutenção. Uma vez que a sua marca cria conteúdos relevantes, seu blog recebe tráfego de maneira orgânica, sem precisar pagar por isso.
Para alcançar bons resultados, não basta montar um blog e publicar alguns textos. É necessário estratégia, constância e criatividade. Confira algumas dicas para criar um blog de sucesso.
Análise e planejamento são as chaves para decidir se uma marca deve criar, manter ou encerrar um blog. Aliás, qualquer ação deve estar alinhada com o plano de comunicação e em consonância com a estratégia da empresa.
Como o conteúdo do blog pode ser replicado nos outros canais da marca, é importante ter uma atenção extra ao alinhar tom e linha editorial entre todos os canais. Isso evita que a marca tenha uma personalidade no blog e outra no Instagram, por exemplo.
Os conteúdos em áudio e vídeo seguem sendo uma tendência ano após ano. Então, por que não usar esses recursos também no seu blog?
Se a sua marca tem um canal no YouTube ou um podcast, publique esse conteúdo no blog, com um breve texto de apoio. Isso irá atrair o público para o site, bem como aumentar o tempo de permanência dos usuários na página.
Compartilhar o conteúdo do blog em outras plataformas da marca ajuda a atrair visitantes e potencializar os resultados.
Divulgue os posts nas redes sociais da marca, isso costuma trazer ótimos resultados. Compartilhe também os links por meio da sua newsletter, em fóruns e outros canais.
O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, na comunicação é uma realidade. Nesse contexto, o desafio dos profissionais é manter a relevância do conteúdo para o seu público-alvo.
Para isso, os profissionais de Marketing de Conteúdo precisam tornar o seu blog único, trazendo uma abordagem inovadora dos temas, interatividade, conteúdo audiovisual e gráficos.
Todos os canais de marketing de uma marca precisam ser monitorados para mostrar se atingiu os objetivos esperados e onde é necessário alterar a rota.
Os blogs têm uma vantagem de contar com uma ferramenta gratuita e muito eficiente, o Google Analytics, que monitora uma enorme quantidade de dados e pode trazer excelentes insights.
Ter um blog estratégico e relevante pode contribuir e muito para que as marcas alcancem seus objetivos de comunicação. Mas, como vimos no post, é necessário trabalho e estratégia.
Se faz parte dos planos da sua empresa lançar um blog ou você gostaria de elevar a qualidade do conteúdo publicado, conte com quem é especialista no assunto.
A G&A conta com uma equipe multidiscplinar que pode ajudar a sua marca a se comunicar melhor com seus públicos. Confira a nossa página de serviços ou fale com a gente!
Especialista em conteúdo e SEO
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