Quando conversamos ou falamos em público, transmitimos uma mensagem não apenas através das palavras. Os nossos gestos, postura e as expressões faciais também “falam” com os nossos interlocutores: é a chamada comunicação não verbal.
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O nome é autoexplicativo: a comunicação não verbal é aquela que dispensa as palavras. É o que comunicamos por meio de gestos, pelo nosso tom de voz, contato visual com o interlocutor, nossas expressões faciais e muitas outras “linguagens”.
Nós transmitimos mensagens por meio da comunicação não verbal ainda que de maneira inconsciente. A linguagem corporal pode afastar o nosso interlocutor ou transmitir uma mensagem indesejada. Por outro lado, se bem trabalhada, pode auxiliar na transmissão das mensagens que queremos, despertar empatia, entre outros resultados.
Não existe fórmula pronta para melhorar a comunicação não verbal, pois cada pessoa tem objetivos e necessidades específicas. Porém, estar atento a alguns aspectos básicos e importantes deste modo de se comunicar pode ajudar a trazer bons resultados.
Ter consciência de que nos comunicamos por meio de gestos e expressões é o primeiro passo para aprimorar nossas habilidades nesse campo. Esteja atento à forma como você se posiciona, o seu tom de voz e gestos.
As expressões faciais desempenham um papel importante na comunicação e ter consciência do nosso semblante ajuda a transmitir a mensagem de maneira mais eficiente. Um rosto sério e um sorriso acolhedor transmitem mensagens muito diferentes. Por isso, adapte a sua expressão às circunstâncias e ao impacto que você deseja causar no interlocutor.
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Olhar diretamente para a pessoa com quem você está se comunicando transmite confiança e interesse. Evite desviar o olhar constantemente ou ficar olhando para baixo, pois isso afasta o interlocutor e gera desinteresse.
Acostume-se a observar também as expressões faciais e gestos do seu público. A linguagem corporal dá alguns sinais sobre como a sua mensagem está sendo recebida: se seu interlocutor está empolgado, se está entediado, desconfiado, entre outros estados emocionais.
Ouvir é um aspecto importante da comunicação e os nossos gestos e expressões indicam se estamos ouvindo e compreendendo o nosso interlocutor.
Balançar a cabeça positivamente, manter contato visual e outros gestos que mostram envolvimento tornam a comunicação mais eficiente. Por outro lado, expressões faciais de tédio e gestos de impaciência, como tamborilar com os dedos na mesa, deixam o interlocutor desconfortável e dificultam a interação.
Cada profissional tem seus objetivos e pontos de melhoria. Fazer um treinamento individualizado é a melhor maneira de endereçar essas necessidades.
Um mentor ou coach vai ajudar a identificar onde melhorar a comunicação (não verbal e verbal) e a maneira mais eficiente e rápida de alcançar esses objetivos.
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A G&A promove há mais de 30 anos capacitações com o objetivo de melhorar habilidades comunicacionais em executivos. Nossa equipe listou os principais erros de comunicação não verbal cometidos no ambiente profissional.
É comum fazermos gestos que demonstram nervosismo quando estamos em uma situação incômoda (por exemplo, falar em público) ou sob estresse. Balançar as pernas, esfregar as mãos, mexer nervosamente no cabelo ou nos óculos são alguns exemplos desse comportamento, que comprometem a credibilidade do comunicador.
Caso se veja fazendo gestos de nervosismo, procure focar na mensagem a ser passada e respire calmamente. Um mentor ou coach pode ajudar você a identificar os gatilhos de nervosismo e aprender a administrá-los melhor.
Cruzar os braços, evitar o olhar, virar as costas, entre outros gestos, sugerem que a pessoa está na defensiva e desconfortável com o diálogo. Isso afasta e cria um clima de desconfiança com o interlocutor.
Caso você perceba que está fazendo algum desses gestos, procure manter uma postura mais aberta, mantendo contato visual, gesticulando de maneira natural e adotando uma expressão facial de tranquilidade.
Estamos sempre na companhia de celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos, mas, ao se comunicar com outra pessoa, esses objetos devem der deixados de lado. Mexer no celular enquanto alguém fala gera uma má impressão, demonstra desinteresse e dificulta a escuta ativa.
Manter o foco e o contato visual com seu interlocutor, ainda que seja em uma reunião online, demonstra respeito, empatia e melhora a interação.
Um acompanhamento profissional é indispensável para melhorar as habilidades de comunicação em executivos e ajudá-los a alcançar seus objetivos profissionais.
A G&A tem mais de 30 anos de experiência em treinamentos, foi o pioneiro do media training no Brasil e já capacitou mais de 5.000 profissionais.
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