Ao escrever textos para a internet, devemos ter em vista o comportamento de leitura do usuário. O conceito de escaneabilidade adequa o conteúdo à leitura online, atraindo e engajando melhor o seu público.
O time de Digital da G&A preparou um post explicando esse termo e trazendo cinco dicas para melhorar a escaneabilidade do seu conteúdo. Confira!
Navegue pelo conteúdo:
Escaneabilidade é a prática de otimizar um texto para que ele seja compreendido por meio de uma leitura rápida e superficial. Um texto escaneável é simples e claro o suficiente para ser entendido com uma “passada de olhos”.
Essa técnica está relacionada com a UX Writing, a escrita que favorece a experiência do usuário em plataformas online.
O conteúdo otimizado para escaneabilidade lança mão de recursos como concisão nos parágrafos, inserção de imagens, listas e recursos audiovisuais.
A escaneabilidade é uma prática que surge para adequar o conteúdo ao comportamento de leitura no ambiente online, que é diferente de quando se está lendo um material impresso.
O usuário faz uma leitura dinâmica na internet, percorrendo o conteúdo com os olhos em busca de informações relevantes, sem se deter profundamente no texto. A atenção do leitor é, muitas vezes, dividida entre o conteúdo escrito e notificações que pipocam no celular, troca de abas no navegador e checagem de redes sociais.
A leitura online é mais superficial e o redator precisa compreender esse comportamento e ajustar o conteúdo de modo a deixá-lo acessível e atrativo ao público do ambiente digital.
Com o uso de algumas técnicas simples, você pode deixar seu texto mais fluido e adequado ao consumo em plataformas online. Confira algumas dicas.
Imagine acessar um site com um texto enorme, sem quebra de parágrafos, sem títulos, sem imagem. Só de rolar a página e ver aquele “textão” interminável já faria você desistir, não é mesmo?
Grandes blocos de texto, além de pouco atraentes, prejudicam a compreensão do conteúdo. Em um texto muito longo, sem quebra de parágrafo e títulos, o usuário tem dificuldade de identificar o que é mais importante, onde começa e termina cada ideia.
A leitura de conteúdos demasiadamente longos é mais trabalhosa e é provável que o leitor desista do texto, em busca de algo mais “confortável”.
Os títulos e subtítulos facilitam muito a leitura dinâmica, pois o usuário entende rapidamente qual o assunto tratado naquele bloco de texto.
Em um cenário de leitura intermitente (com a atenção dividida entre o texto e outros conteúdos online), os títulos e subtítulos ajudam que usuário retome a leitura exatamente do ponto onde parou, após cada interrupção.
Esse recurso também contribui para o SEO do conteúdo, favorecendo que o blog da sua empresa seja encontrado e priorizado por mecanismos de busca, como o Google.
Os elementos não verbais ajudam a dar espaçamento, quebrando a monotonia do texto corrido. Além disso, esses elementos podem agregar informações ao conteúdo, muitas vezes de maneira mais concisa e direta que a linguagem verbal. Lembra do “uma imagem vale mais do que mil palavras”?
Alguns elementos não verbais que podem ser adicionados ao texto de sites e redes sociais são:
No trecho anterior, usamos uma lista para elencar alguns elementos. O conteúdo ficaria assim em um texto corrido:
Alguns elementos não verbais que podem ser adicionados ao texto de sites e redes sociais são fotos e ilustrações, emojis, infográficos, vídeos e áudios.
Muito menos atraente, não é mesmo?
Em um contexto de atenção dispersa e leitura dinâmica, o formato lista chama a atenção dos nossos olhos. Colocar uma informação por linha acelera a compreensão do conteúdo, ou seja, entendemos do que se trata “ao passar o olho”.
O negrito é um recurso muito eficiente para realçar os trechos mais importante do seu texto.
É importante não exagerar no seu uso, senão o negrito perde a função de destaque e polui o texto. Use apenas para informações que são essenciais para a compreensão do conteúdo.
O consumo de informações no ambiente online tem particularidades e, por isso, não basta ser um escritor competente para fazer um bom conteúdo para internet. É preciso conhecer as especificidades comportamento de leitura, SEO, UX Writing, entre outros temas.
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