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Escaneabilidade: 5 dicas para melhorar o seu conteúdo online

28/08/2023

Escaneabilidade: 5 dicas para melhorar o seu conteúdo online

Ao escrever textos para a internet, devemos ter em vista o comportamento de leitura do usuário. O conceito de escaneabilidade adequa o conteúdo à leitura online, atraindo e engajando melhor o seu público.

O time de Digital da G&A preparou um post explicando esse termo e trazendo cinco dicas para melhorar a escaneabilidade do seu conteúdo. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que é escaneabilidade?

Escaneabilidade é a prática de otimizar um texto para que ele seja compreendido por meio de uma leitura rápida e superficial. Um texto escaneável é simples e claro o suficiente para ser entendido com uma “passada de olhos”.

Essa técnica está relacionada com a UX Writing, a escrita que favorece a experiência do usuário em plataformas online.

O conteúdo otimizado para escaneabilidade lança mão de recursos como concisão nos parágrafos, inserção de imagens, listas e recursos audiovisuais.

Comportamento de leitura online

A escaneabilidade é uma prática que surge para adequar o conteúdo ao comportamento de leitura no ambiente online, que é diferente de quando se está lendo um material impresso.

O usuário faz uma leitura dinâmica na internet, percorrendo o conteúdo com os olhos em busca de informações relevantes, sem se deter profundamente no texto. A atenção do leitor é, muitas vezes, dividida entre o conteúdo escrito e notificações que pipocam no celular, troca de abas no navegador e checagem de redes sociais.

A leitura online é mais superficial e o redator precisa compreender esse comportamento e ajustar o conteúdo de modo a deixá-lo acessível e atrativo ao público do ambiente digital.

5 dicas para melhorar a escaneabilidade do seu conteúdo

Com o uso de algumas técnicas simples, você pode deixar seu texto mais fluido e adequado ao consumo em plataformas online. Confira algumas dicas.

Use parágrafos curtos

Imagine acessar um site com um texto enorme, sem quebra de parágrafos, sem títulos, sem imagem. Só de rolar a página e ver aquele “textão” interminável já faria você desistir, não é mesmo?

Montagem foto e desenho: homem diante de computador cercado de layouts de página

Grandes blocos de texto, além de pouco atraentes, prejudicam a compreensão do conteúdo. Em um texto muito longo, sem quebra de parágrafo e títulos, o usuário tem dificuldade de identificar o que é mais importante, onde começa e termina cada ideia.

A leitura de conteúdos demasiadamente longos é mais trabalhosa e é provável que o leitor desista do texto, em busca de algo mais “confortável”.

Use títulos e subtítulos ao longo do texto

Os títulos e subtítulos facilitam muito a leitura dinâmica, pois o usuário entende rapidamente qual o assunto tratado naquele bloco de texto.

Em um cenário de leitura intermitente (com a atenção dividida entre o texto e outros conteúdos online), os títulos e subtítulos ajudam que usuário retome a leitura exatamente do ponto onde parou, após cada interrupção.

Esse recurso também contribui para o SEO do conteúdo, favorecendo que o blog da sua empresa seja encontrado e priorizado por mecanismos de busca, como o Google.

Use elementos não verbais

Os elementos não verbais ajudam a dar espaçamento, quebrando a monotonia do texto corrido. Além disso, esses elementos podem agregar informações ao conteúdo, muitas vezes de maneira mais concisa e direta que a linguagem verbal. Lembra do “uma imagem vale mais do que mil palavras”?

Alguns elementos não verbais que podem ser adicionados ao texto de sites e redes sociais são:

  • Fotos e ilustrações;
  • Emojis;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Áudios.

Use listas em bullet points

No trecho anterior, usamos uma lista para elencar alguns elementos. O conteúdo ficaria assim em um texto corrido:

Alguns elementos não verbais que podem ser adicionados ao texto de sites e redes sociais são fotos e ilustrações, emojis, infográficos, vídeos e áudios. 

Muito menos atraente, não é mesmo?

Em um contexto de atenção dispersa e leitura dinâmica, o formato lista chama a atenção dos nossos olhos. Colocar uma informação por linha acelera a compreensão do conteúdo, ou seja, entendemos do que se trata “ao passar o olho”.

Use negrito – com moderação

O negrito é um recurso muito eficiente para realçar os trechos mais importante do seu texto.

É importante não exagerar no seu uso, senão o negrito perde a função de destaque e polui o texto. Use apenas para informações que são essenciais para a compreensão do conteúdo.

Melhore o conteúdo online da sua marca

O consumo de informações no ambiente online tem particularidades e, por isso, não basta ser um escritor competente para fazer um bom conteúdo para internet. É preciso conhecer as especificidades comportamento de leitura, SEO, UX Writing, entre outros temas.

Se você quer melhorar o conteúdo online da sua marca, conte com a ajuda de quem domina esses  e outros assuntos. A G&A tem mais de 30 anos de experiência no mercado de comunicação e conta com uma equipe multidisciplinar que vai ajudar a sua marca a se destacar dentro e fora do mundo digital.

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO