Os influencers ganharam destaque nos últimos anos por “arrastar multidões” nas redes sociais. Mas você sabia que esse fenômeno, em escala menor, também existe nas empresas? São os chamados influenciadores internos, ou colaboradores influenciadores, e eles podem ajudar muito a estratégia de comunicação da sua empresa.
Neste post, abordamos quem são os influenciadores internos, quais os benefícios de tê-los ao seu lado e boas práticas para otimizar seu trabalho com eles. Confira!
Navegue pelo conteúdo:
Influenciadores internos são aqueles colaboradores que exercem influência sobre os colegas. São líderes informais e algumas das suas características são:
Os influenciadores internos são capazes de disseminar informação, formar opiniões na empresa e, por isso, são estratégicos na gestão da comunicação interna.
Nos últimos anos, os influenciadores internos têm ganhado mais destaque na estratégia de comunicação interna das empresas. Não é para menos, contar com o apoio de colaboradores melhora o alcance e a qualidade da comunicação. Veja algumas vantagens
Os influenciadores podem trabalhar como multiplicadores das mensagens e dos projetos de comunicação interna. O influenciador tem contato direto com muitos colaboradores e faz a mensagem chegar até eles de maneira mais natural.
O trabalho com influenciadores ajuda, inclusive, a atingir aqueles colaboradores que são meio desconectados dos canais tradicionais de comunicação interna ou reticentes a algumas mensagens corporativas.
Uma das características dos influenciadores é saber se comunicar. Para ele, é natural repassar uma mensagem recebida adicionando com um toque pessoal, que pode ser uma piada, um “causo” ou aquele jeitinho envolvente de contar histórias.
Em uma estratégia bem sucedida de comunicação em parceria com os influenciadores internos, a empresa consegue que a mensagem atinja os colaboradores com uma linguagem “sob medida” e de fácil entendimento para cada grupo.
Mas essa colaboração não acontece “por acaso”. É fruto de uma estratégia bem definida e um trabalho assertivo com as pessoas chave. Veja algumas boas práticas para trabalhar com influenciadores internos na sua empresa.
Os influenciadores são um recurso poderoso, já que podem agir como um canal de comunicação, difundindo informações e influenciando outros colaboradores.
Para ajudar a atingir os objetivos estabelecidos no plano de comunicação, os influenciadores devem ser tratados de maneira estratégica, com respeito e buscando resultados positivos para os dois lados. Confira algumas boas práticas.
O primeiro passo para trabalhar os influenciadores internos na sua empresa é saber quem são eles. Não existe fórmula pronta para isso, mas é importante manter os olhos e ouvidos atentos às dinâmicas do ambiente de trabalho.
Um influenciador, seja interno ou influencers digitais, é aquele que sabe se comunicar com seu público e gera identificação. Por isso, é importante que as equipes de liderança e de comunicação o deixem à vontade para repassar o conteúdo à sua maneira.
Um influenciador interno que trabalha na linha de produção de uma fábrica com certeza se comunica de maneira diferente que o Gerente de RH ou o Diretor e, provavelmente, parte da sua influência se deve ao fato de seus pares o considerarem “gente como a gente”.
Claro que discursos preconceituosos ou que afrontam os valores da empresa devem ser vetados mas, à exceção destes casos, os influenciadores devem ter liberdade para manter o seu jeitinho de se comunicar.
Um plano de se trabalhar os influenciadores internos apenas para transmitir as mensagens da empresa para os colaboradores raramente funciona.
Além de pouco eficiente, esse fluxo unilateral joga no lixo um dos aspectos mais valiosos dos influenciadores: o feedback. Estes colaboradores têm os ouvidos abertos às opiniões e anseios do time, por isso, é importante ouvi-los.
Crie um fluxo de comunicação em mão dupla com os influenciadores, ouça suas observações e ideias para a comunicação interna e para a empresa. Escute, entenda e aja em conjunto com esses colaboradores.
Leia também: Social media training: o que é e 10 dicas práticas
Reconhecer colaboradores que podem contribuir para um clima organizacional positivo e trabalhar juntos com eles demanda dedicação e estratégia.
Se você quer alcançar resultados melhores em comunicação interna, vale a pena contar com quem tem experiência no assunto. A G&A trabalha há mais de 30 anos com comunicação e nosso time de experts pode ajudar a sua empresa a ser mais assertiva e estratégica.
Quer saber como os influenciadores internos e outras táticas podem deixar melhorar a comunicação interna da sua empresa? Fale conosco!
Especialista em conteúdo e SEO
Como sua marca constrói a relação com a imprensa? Uma boa estratégia de assessoria de imprensa não se limita ao envio de press releases aos veículos de comunicação. O time da G&A cultiva sólidos relacionamentos com os jornalistas há mais …Leia mais
O cuidado com a saúde mental tem sido, cada vez mais, uma importante preocupação na sociedade. O Brasil, principalmente, é o país com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), …Leia mais