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Marketing digital para agências de comunicação

19/08/2020

Marketing digital para agências de comunicação

Marketing digital para agências de comunicação é um tema pouco debatido, especialmente nas de pequeno e médio porte. Não deveria ser assim, afinal, nosso core business como assessorias é a criação, a curadoria e o desenvolvimento de uma conexão entre o mercado e nossos clientes, bem com o público final dos mesmos.

O desafio de ultrapassar a selva da mesmice, cativar e, por fim, ser reconhecido como uma referência em sua área de atuação é encarado e enfrentado de corpo e alma pelas agências de comunicação que estão aí, todos os dias, trabalhando pela reputação da  marca de seus clientes, tanto nos fronts da assessoria de imprensa, quanto no mundo digital.

Por que, então, as agências, uma vez que detêm toda a expertise, não procuram investir de maneira continuada e estratégica em seu próprio marketing digital?

Por que agências de comunicação devem investir em marketing digital?

Dados apresentados pelo Panorama das Agências Digitais 2020, pesquisa que traz o impacto da adoção de estratégias de marketing digital dentro das próprias agências, demonstra que três fatores são preponderantes para a contratação de uma assessoria: foco na entrega de resultados (24,66%), credibilidade no mercado (17,71%) e a especialização em alguma oferta de serviço (14,34%). O preço competitivo, tão debatido, é apenas o quinto fator a ser considerado, por pouco mais de 10% dos clientes.

Além disso, a pesquisa revela que as vendas geradas com estratégias de inbound marketing (inbound sales, com 17,6%) suplantaram as outbound sales (13,45%). Isso mostra uma tendência e a importância de as agências aplicarem a metodologia do inbound marketing para si mesmas.

Na G&A, temos aperfeiçoado nossa estratégia de marketing digital, atentos à reinvenção diária das estratégias de relacionamento com o público final e formadores de opinião.

Como criar uma newsletter para sua agência

A newsletter Dicas G&A foi criada no final de março desse ano como uma estratégia de relacionamento com o cliente. Com um formato de leitura rápida e foco em dicas, levamos conteúdo relevante sobre comunicação no contexto da pandemia aos nossos clientes, com o objetivo de ajudá-los num momento de tantas mudanças.

Com o sucesso da publicação e a volta de algumas empresas ao trabalho presencial, vimos a necessidade de ampliar o escopo, sair um pouco do assunto de pandemia e explorar o universo da comunicação com temas relevantes e novos formatos, que é o caso do 5 Perguntas para o Especialista.

teclado com figuras de envelope - marketing digital para agencias de comunicação

Veja sete dicas que consideramos na criação da nossa newsletter e que podem ajudar a sua agência:

  • Defina quais são seus objetivos e o público-alvo: essa ação deve estar alinhada à estratégia de comunicação como um todo;
  • Defina a frequência de envio: seja qual for a periodicidade definida, ela deve ser constante, para que se estabeleça um relacionamento;
  • Use uma ferramenta de automação: nunca dispare a newsletter pelo e-mail normal, pois o risco de cair no spam é grande;
  • Defina a linha editorial: os assuntos abordados devem ser de interesse do seu público-alvo e da sua agência, no sentido de ajudar a alcançar os objetivos de negócio;
  • Não exagere em conteúdo promocional: um usuário assina uma newsletter para receber informação, não propaganda. O conteúdo promocional, se houver, deve ter baixa frequência e estar muito alinhado ao conteúdo informativo e ao que a pessoa concordou em receber;
  • Personalize o envio: evite endereços impessoais, como noreply@empresa ou newsletter@empresa. Usar nome próprio como remetente  e uma saudação com o nome do destinatário também são boas práticas;
  • Mensure resultados: outra vantagem da ferramenta de envio é que ela permite que você colete e interprete dados, como taxas de entrega, abertura e cliques, número de novos cadastros e usuários “descadastrados”.

Transformando a estratégia de mídias sociais

Exploramos nossa presença nas mídias sociais há muito tempo e, em 2020, reformulamos nossa estratégia nesse campo. Para reconquistar alcance, ganhar novos seguidores e aumentar o engajamento,  definimos uma estratégia com foco em conteúdo relevante, reativamos algumas editorias e criamos novas, além de contar com novas ferramentas para coleta e análise de dados.

Nesse período, passamos por uma modernização da nossa identidade visual e as mídias sociais acompanharam esse movimento, refletindo a nossa nova concepção de imagem.

No primeiro semestre de 2020, comparando com o semestre anterior, tivemos um aumento de 52,53% em alcance no Instagram. Na mesma rede, as visualizações de perfil cresceram 43,22% e o total de cliques do perfil 68,75%. No LinkedIn, tivemos um aumento de 23,48% no número de seguidores, de 51,50% no alcance e 45,25%.

Veja quatro ações que ajudam a otimizar a estratégia para redes sociais:

  • Automatize o que puder: automatizar tarefas recorrentes poupa tempo da equipe, que consegue passar do operacional para o estratégico;
  • Não crie conteúdo repetitivo: o tempo livre da equipe deve ser usado para criar conteúdo autêntico, que engaje, e para repensar a estratégia;
  • Crie conteúdo específico para cada plataforma: veja como pode adequar a key message às particularidades de cada rede;
  • Defina uma frequência: seja qual for a periodicidade estabelecida, ela deve ser constante. As redes sociais têm a ver com consumir conteúdo recente, então procure não estabelecer uma frequência muito baixa.

Ações virtuais de relacionamento durante o isolamento social

Além das estratégias de marketing digital, em 2020, nós ampliamos as ações de relacionamento – agora de maneira virtual – com clientes, equipes e parceiros.

  • Encontros da equipe G&A

Quando a quarentena começou a ser estendida, vimos a necessidade de criar encontros virtuais para fortalecer o espírito de equipe e continuar gerando bons insights para a agência e clientes. Nos reunimos pelo menos uma vez por semana e, além dos momentos de descontração só da equipe, temos encontros temáticos com convidados, nos quais abordamos assuntos como liberdade de expressão, saúde mental, dicas de postura e exercícios para home office, entre outros temas.

tela de encontro virtual e print screen de tela de redes sociais

Encontro virtual com equipe do LinkedIn, clientes e equipe G&A

  • Eventos com clientes e parceiros

Promovemos um encontro bastante positivo da equipe e clientes com um executivo do  LinkedIn, sendo que os convidados puderam esclarecer suas dúvidas direto com a fonte. Esse tipo de evento, com próximas edições já previstas, aproxima os profissionais, gera networking, e, como agência, é uma forma de prover uma ação exclusiva, dando suporte para nossos clientes de diversas maneiras.

  • Media Training Online

Em 2020, realizamos o nosso primeiro Media Training feito 100% à distância. Assim como todas as capacitações que realizamos na G&A, o Media Training Online é personalizado e pensado para atender às necessidades específicas dos executivos. Em cinco meses de distanciamento social, nossa experiência tem mostrado que o formato remoto veio para ficar e tem vantagens indiscutíveis. Para saber mais, leia nosso post completo sobre Media Training Online.

Esse texto foi produzido por Mariana Baére e atualizado em 19.8 por Mila de Oliveira.