Marketing digital para agências de comunicação é um tema pouco debatido, especialmente nas de pequeno e médio porte. Não deveria ser assim, afinal, nosso core business como assessorias é a criação, a curadoria e o desenvolvimento de uma conexão entre o mercado e nossos clientes, bem com o público final dos mesmos.
O desafio de ultrapassar a selva da mesmice, cativar e, por fim, ser reconhecido como uma referência em sua área de atuação é encarado e enfrentado de corpo e alma pelas agências de comunicação que estão aí, todos os dias, trabalhando pela reputação da marca de seus clientes, tanto nos fronts da assessoria de imprensa, quanto no mundo digital.
Por que, então, as agências, uma vez que detêm toda a expertise, não procuram investir de maneira continuada e estratégica em seu próprio marketing digital?
Dados apresentados pelo Panorama das Agências Digitais 2020, pesquisa que traz o impacto da adoção de estratégias de marketing digital dentro das próprias agências, demonstra que três fatores são preponderantes para a contratação de uma assessoria: foco na entrega de resultados (24,66%), credibilidade no mercado (17,71%) e a especialização em alguma oferta de serviço (14,34%). O preço competitivo, tão debatido, é apenas o quinto fator a ser considerado, por pouco mais de 10% dos clientes.
Além disso, a pesquisa revela que as vendas geradas com estratégias de inbound marketing (inbound sales, com 17,6%) suplantaram as outbound sales (13,45%). Isso mostra uma tendência e a importância de as agências aplicarem a metodologia do inbound marketing para si mesmas.
Na G&A, temos aperfeiçoado nossa estratégia de marketing digital, atentos à reinvenção diária das estratégias de relacionamento com o público final e formadores de opinião.
A newsletter Dicas G&A foi criada no final de março desse ano como uma estratégia de relacionamento com o cliente. Com um formato de leitura rápida e foco em dicas, levamos conteúdo relevante sobre comunicação no contexto da pandemia aos nossos clientes, com o objetivo de ajudá-los num momento de tantas mudanças.
Com o sucesso da publicação e a volta de algumas empresas ao trabalho presencial, vimos a necessidade de ampliar o escopo, sair um pouco do assunto de pandemia e explorar o universo da comunicação com temas relevantes e novos formatos, que é o caso do 5 Perguntas para o Especialista.
Veja sete dicas que consideramos na criação da nossa newsletter e que podem ajudar a sua agência:
Exploramos nossa presença nas mídias sociais há muito tempo e, em 2020, reformulamos nossa estratégia nesse campo. Para reconquistar alcance, ganhar novos seguidores e aumentar o engajamento, definimos uma estratégia com foco em conteúdo relevante, reativamos algumas editorias e criamos novas, além de contar com novas ferramentas para coleta e análise de dados.
Nesse período, passamos por uma modernização da nossa identidade visual e as mídias sociais acompanharam esse movimento, refletindo a nossa nova concepção de imagem.
No primeiro semestre de 2020, comparando com o semestre anterior, tivemos um aumento de 52,53% em alcance no Instagram. Na mesma rede, as visualizações de perfil cresceram 43,22% e o total de cliques do perfil 68,75%. No LinkedIn, tivemos um aumento de 23,48% no número de seguidores, de 51,50% no alcance e 45,25%.
Veja quatro ações que ajudam a otimizar a estratégia para redes sociais:
Além das estratégias de marketing digital, em 2020, nós ampliamos as ações de relacionamento – agora de maneira virtual – com clientes, equipes e parceiros.
Quando a quarentena começou a ser estendida, vimos a necessidade de criar encontros virtuais para fortalecer o espírito de equipe e continuar gerando bons insights para a agência e clientes. Nos reunimos pelo menos uma vez por semana e, além dos momentos de descontração só da equipe, temos encontros temáticos com convidados, nos quais abordamos assuntos como liberdade de expressão, saúde mental, dicas de postura e exercícios para home office, entre outros temas.
Promovemos um encontro bastante positivo da equipe e clientes com um executivo do LinkedIn, sendo que os convidados puderam esclarecer suas dúvidas direto com a fonte. Esse tipo de evento, com próximas edições já previstas, aproxima os profissionais, gera networking, e, como agência, é uma forma de prover uma ação exclusiva, dando suporte para nossos clientes de diversas maneiras.
Em 2020, realizamos o nosso primeiro Media Training feito 100% à distância. Assim como todas as capacitações que realizamos na G&A, o Media Training Online é personalizado e pensado para atender às necessidades específicas dos executivos. Em cinco meses de distanciamento social, nossa experiência tem mostrado que o formato remoto veio para ficar e tem vantagens indiscutíveis. Para saber mais, leia nosso post completo sobre Media Training Online.
Esse texto foi produzido por Mariana Baére e atualizado em 19.8 por Mila de Oliveira.
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