Os hábitos de consumo mudam constantemente e é essencial que as marcas se reinventem para acompanhar as novas tendências. No Dia do Consumidor, nossa equipe de marketing ajuda a desvendar quem é o novo consumidor e quais são as novas tendências de comportamento.
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De modo geral, o consumidor está mais atento aos gastos e tende a priorizar o bem-estar nas suas escolhas. A busca por marcas que têm responsabilidade ambiental e social segue em alta.
Confira seis tendências de comportamento do novo consumidor.
A inflação que se instalou globalmente está diminuindo o poder de compra dos consumidores. Como consequência, a tendência é economizar nas compras e buscar manter o nível dos gastos.
Segundo pesquisa feita pela Euromonitor no final de 2022, 75% dos entrevistados não planejavam aumentar os gastos gerais em um futuro próximo. Com isso, o consumidor vai evitar gastos não essenciais, cortar algumas despesas e se tornar menos fiel às marcas, sendo mais sensível ao preço.
A retomada de atividades presenciais, que foram suprimidas ou reduzidas na pandemia, continua sendo uma tendência. O caso mais emblemático foram os eventos, que tiveram um boom em 2022.
Essa tendência segue em 2023 e o consumo de bens e serviços que envolvem presença física e socialização seguem em alta: eventos e equipamentos esportivos, viagens, brinquedos e jogos, restaurantes, bares, cinemas, teatros, entre outros.
As pessoas estão buscando um melhor equilíbrio entre a vida pessoal , profissional e o consumo. Isso aponta para uma busca pela redução do stress e uma priorização do bem-estar.
Essa tendência leva o consumo a ser menos automático e mais intencional. A compra por impulso perde espaço e a ideia de “consumir melhor” ganha. Segundo dados do Google, 85% dos consumidores brasileiros dizem que suas decisões de compra têm sido mais intencionais.
O público passa a preferir produtos duráveis e confiáveis, além de soluções práticas que agreguem valor à sua vida e atendam a várias necessidades ao mesmo tempo.
O consumidor está cada vez mais consciente do impacto do consumo no meio ambiente e, com o tema das mudanças climáticas mais presente na mídia e na vida das pessoas, há uma exigência crescente que as marcas sejam sustentáveis.
Mesmo buscando economizar, o comprador tende a dar preferência a marcas que demonstram preocupação com a preservação ambiental e tenham uma abordagem sustentável proativa, comprometendo-se com metas reais e projetos com resultados práticos.
A busca por experiências presenciais não significa que as telas foram deixadas totalmente de lado. Os consumidores continuam se conectando com as marcas no mundo virtual e o metaverso, uma das grandes tendências de comunicação para o ano de 2023, segue crescendo em importância.
A influência do metaverso no comportamento do novo consumidor ocorre em várias frentes, desde a compra de produtos e serviços neste ambiente, até ser impactado por ações de branding, eventos, influencers virtuais, entre outras muitas possibilidades que esse universo permite.
O número de marcas no metaverso também deve aumentar, à medida que mais pessoas passam a fazer parte desse ambiente – e, consequentemente – querem interagir com as marcas de sua preferência também por lá.
Já faz um tempo que os consumidores esperam que as marcas se posicionem com relação a causas que eles consideram relevantes. A novidade é que o público espera uma atitude abrangente de inclusão por parte das empresas e está cada vez menos complacente com comunicações, produtos ou ambientes não inclusivos.
Além de exigir uma comunicação livre de preconceitos e estereótipos, o consumidor espera que os produtos também abarquem a diversidade (como maquiagens para uma ampla gama de tons de pele, roupas que atendam a diversos tamanho de corpos, entre outros exemplos), bem como que as empresas adotem políticas de diversidade e inclusão de colaboradores.
O “novo consumidor” seguirá mudando seus hábitos de consumo e é essencial o monitoramento dessa evolulçao. Para acompanhar macrotendências, é recomendável ter acesso a relatórios de consultorias como McKinsey e Euromonitor.
Para conhecer melhor o seu público-alvo, é recomendável buscar ou realizar pesquisas de nicho, além de analisar o feedback sobre a marca e o conteúdo de redes sociais e outros canais de comunicação.
O levantamento dessas tendências a inclusão dos inputs no plano de negócios e de comunicação deve ser feita de maneira estratégica por profissionais ou consultorias especializadas no tema.
Se você quer alinhar a comunicação da sua marca às novas tendências de consumo, conte com quem tem mais de 30 anos de experiência no mercado. A G&A conta com um time multidisciplinar que atua do planejamento à mensuração de resultados. Conheça mais sobre os nossos serviços e fale com a gente!
Especialista em conteúdo e SEO
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