Seja com lives no Instagram, disponibilização de material gratuito, cursos online ou conteúdo em parceria com especialistas e influenciadores, uma tendência foi estabelecida: as marcas estão intensificando a presença nas redes sociais na crise do coronavírus.
Com estabelecimentos comerciais fechados, para muitas empresas o único ponto de contato que restou com o cliente foi a internet. Do outro lado, os usuários estão mais conectados com o mundo virtual desde que foram implementadas as medidas de isolamento: o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) resgistrou um aumento gradual do consumo de internet a partir de março deste ano.
Diante desse cenário, aumentar os esforços em comunicação online pareceu a alternativa mais certeira para muitas empresas. Porém, estar presente não é o suficiente: é importante que a sua mensagem se destaque em meio à avalanche de conteúdo de está sendo criada, fortaleça a marca e não cause repercussões negativas.
A equipe da G&A dá algumas dicas para produzir conteúdo nas redes sociais na crise do coronavírus:
A pandemia não alterou a dinâmica das redes sociais: importante ainda é gerar engajamento e criar identificação com o público. Tendências mais recentes – como a co-criação de conteúdo em parceria com influenciadores, uso de vídeos e conteúdo temporário – também continuam em alta. Durante a crise do coronavírus, as marcas não têm que inventar a roda nas redes sociais, mas é preciso mais do que nunca seguir a estratégia, fazer bem feito e estar presente de maneira relevante no feed (e na mente) do seu público.
Veja nesse post nove tendências para as mídias sociais em 2020
As lives no Instagram e no YouTube têm sido uma maneira que marcas e influenciadores encontraram para se manter próximos ao público durante o distanciamento social. A palavra-chave aqui é relevância: ofereça informação e entretenimento adequado às necessidades atuais do consumidor.
Um case bem sucedido é o da a Magnus Futsal, que passou a transmitir ao vivo o treinamento desde a proibição dos torneios esportivos. Orientados pelo treinador físico do time, todos os atletas do clube participaram online, de casa, e os torcedores podiam fazer os mesmos exercícios. Caso não dê para “encaixar” seu produto ou serviço na live, ofereça conteúdo útil aos usuários: a marca de cerveja artesanal Hoegaarden, por exemplo, tem feito lives diárias com aulas de yoga no Instagram.
Já não é novidade que associar uma marca a influenciadores adequados gera resultados positivos. Durante a crise, a parceria com influencers e creators pode ajudar a criar conteúdo relevante, aumentar views e interações no perfil da marca. A BIC, cliente da G&A, tem feito lives no Instagram duas vezes por semana com as influenciadoras Jady Salvatico e Professora Coruja, que dão aulas de lettering e ensinam atividades para fazer com as crianças em casa.
Mesmo com o cenário econômico desanimador, as empresas não devem deixar a estratégia digital de lado. Para a maioria dos negócios, o único ponto de contato possível com o público atualmente é o mundo virtual. Não estar presente nas redes sociais faz a marca “sair do radar” dos consumidores, o que pode tornar a retomada dos negócios ainda mais difícil.
Os consumidores têm exigido cada vez mais que as marcas se posicionem com relação a questões sociais e durante a crise do coronavírus não seria diferente. É importante continuar vendendo o seu peixe, porém, falar só do seu produto ou serviço nas redes, como se nada estivesse acontecendo, é, no mínimo, estranho. Encontre uma causa (ou causas) que tenham a ver com a sua marca e o seu público e fale sobre isso nas redes sociais. A Havaianas, por exemplo, saiu com o mote “vista a sandália dos outros” com a hashtag #EmpatiaGeraEmpatia, com mensagens positivas e posts que estimulam boas atitudes. E muitas outras empresas se aproximaram do público por meio de ações socialmente responsáveis.
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As marcas intensificaram a tática nas redes sociais. O que a sua empresa tem feito para fortalecer a sua imagem e construir uma aproximação com o público durante e depois da crise que estamos vivendo?
Especialista em conteúdo e SEO
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