O social media training é parte importante da capacitação dos porta-vozes. Afinal, o conteúdo das redes sociais dos executivos é associado diretamente à marca, o que pode trazer consequências negativas ou positivas.
Nesse post, o time de digital da G&A conta o que é social media training, sua importância estratégica e 10 dicas práticas para postagens nas redes sociais. Confira!
É um treinamento que capacita os porta-vozes a lidar com as mídias digitais, alinhado às políticas e estratégia da empresa ou instituição. O social media training pode ser um dos módulos de um media training “tradicional” ou um treinamento à parte, para reciclagem dos executivos.
O cenário da comunicação corporativa mudou: os executivos devem estar preparados para lidar com a imprensa, mas também com o ambiente digital.
No caso de porta-vozes ou alto executivos, o público não difere a pessoa física da empresa. Postagens ou comentários publicados nos perfis dos porta-vozes são considerados como conteúdo oficial da marca e podem trazer consequências significativas para a empresa.
Leia também: Rede sociais é lugar de CEO?
O social media training não visa apenas evitar crises. Uma boa gestão das redes dos executivos pode trazer excelentes resultados para a marca e para o profissional.
Com bom senso e planejamento estratégico, a atuação nas redes sociais se torna uma forte aliada do desenvolvimento profissional do executivo e da gestão da empresa. É um ganha-ganha: o executivo aumenta sua influência no mercado e a marca fortalece a sua imagem.
O mesmo potencial viral para aspectos negativos pode ser trabalhado para as mensagens positivas. As marcas podem atuar junto com seus porta-vozes para impactar o público-alvo de uma maneira mais pessoal, por meio das redes dos executivos. Estes, por sua vez, se posicionam como referência no mercado em determinados assuntos.
Como sempre, as ações nas redes sociais – sejam nos perfis oficiais os dos executivos – devem estar alinhadas ao planejamento de comunicação. A assessoria deve trabalhar junto com os porta-vozes e a marca para estabelecer estratégias e conteúdos que permitam alcançar esses objetivos.
Leia também: 5 tendências de comunicação em 2020 – da empatia ao metaverso
Preparar porta-vozes para lidar com o ambiente digital é tão importante quanto uma capacitação para lidar com a imprensa e outros públicos de interesse. Hoje, não há separação entre offline e online: a gestão da comunicação deve ser sincronizada.
Por isso, as habilidades digitais são parte integrante dos treinamentos da G&A: tanto o Media Training quanto o CAV+ (Comunicação de Alta Voltagem) trazem um módulo de comunicação digital, onde abordamos conteúdos e mídias adequados para alcançar os objetivos de comunicação, do’s e don’ts nas redes e muito mais.
Quer saber mais sobre CAV+ e outros treinamentos da G&A? Acesse a nossa página de serviços e fale conosco!
Leia também: Assessoria 3.0 – o executivo como influenciador digital
Especialista em conteúdo e SEO
Como sua marca constrói a relação com a imprensa? Uma boa estratégia de assessoria de imprensa não se limita ao envio de press releases aos veículos de comunicação. O time da G&A cultiva sólidos relacionamentos com os jornalistas há mais …Leia mais
O cuidado com a saúde mental tem sido, cada vez mais, uma importante preocupação na sociedade. O Brasil, principalmente, é o país com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), …Leia mais