USAR O STORYTELLING EM REDES SOCIAIS CRIA APROXIMAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO COM A AUDIÊNCIA, ALÉM DE TER IMPACTO POSITIVO NO ALCANCE E ENGAJAMENTO DAS EMPRESAS NO AMBIENTE DIGITAL
Storytelling é uma palavra que vem do inglês, significa contar histórias e se refere à capacidade de transmitir uma ideia por meio de um enredo. E essa técnica não é uma novidade trazida pela tecnologia, o ser humano sempre gostou de criar e de consumir boas histórias. Desde os nossos ancestrais contando lendas em torno da fogueira até sagas audiovisuais que mexeram com todo o planeta como Game of Thrones, Lost e Star Wars, sempre fomos atraídos por um bom enredo.
Essas técnicas narrativas podem – e devem – ser usadas nas redes sociais para transmitir a mensagem da sua marca de uma maneira impactante e memorável. Mas como colocar em prática o princípio do storytelling criando conteúdos que engajam e aproximam? Confira cinco dicas que podem ser postas em prática já:
• Use posts sequenciais que dialoguem entre si
Qualquer história tem princípio, meio e fim. Mas o formato da maioria das mídias sociais (pense em um post no Facebook, um story no Instagram ou um tweet) é muito curto para desenrolar uma narrativa. Em vez de ter um texto enorme contando tudo em uma única publicação, é mais eficiente criar posts sequenciais que dialoguem entre si, que vão destrinchando a história pouco a pouco. Isso aumenta a retenção da mensagem, a interação e o envolvimento do usuário.
• Humanize o seu feed
Histórias sobre pessoas emocionam e engajam muito mais do que narrativas sobre uma marca ou produto. Sempre que possível, transmita sua mensagem nas redes sociais por meio de pessoas: use fotos, vídeos, depoimentos. Apresentar a empresa por meio dos colaboradores é um recurso muito eficiente: mostre seus rostos, suas histórias, seus anseios e vitórias. Isso vai gerar uma empatia muito maior com os seus seguidores.
Convide também os clientes a compartilhar suas experiências na rede da sua marca, mostrando como o seu produto ou serviço foi útil e benéfico na vida deles. Isso pode ser feito por meio de conteúdo gerado pelo usuário ou por posts feitos pela própria empresa. Em ambos os casos, o importante é que a audiência sinta que a mensagem foi feita por “gente como a gente” e trazem uma história de vida para além da rede social.
• Conte a trajetória da marca com uma história
Utilize as técnicas de storytelling em redes sociais para narrar a história da sua marca: o passado, os desafios enfrentados, o presente e planos para o futuro. Alguns recursos narrativos, como protagonista, conflito, resolução, clímax e ponto de virada ajudam a tornar a trajetória da sua empresa em uma história emocionante e envolvente.
Deixar a marca mais humana ao contar sua história é uma estratégia valiosa: mostre que a sua marca tem valores, enfrenta desafios, tem planos e objetivos de vida, como todos nós. Quanto mais as redes da sua empresa demonstrarem humanidade, mais aumentam as chances de a audiência sentir proximidade, identificação e se engajar com o conteúdo.
• Use vídeos para contar histórias
Os vídeos têm feito sucesso nas redes sociais e é provável que essa tendência se mantenha nos próximos anos. O formato audiovisual apresenta muitas vantagens: retém a atenção do usuário, consegue contar uma história complexa em poucos minutos (até em segundos), transmite sensações e provoca sentimentos de maneira única, gerando empatia. Mais do que contar, o vídeo mostra a história sendo vivida.
Que tal começar usando vídeos que contem os bastidores da sua marca? Como um produto é feito, como um desafio foi superado, como a empresa está se preparando para uma mudança podem ser alguns dos temas.
• Crie uma jornada narrativa nos seus posts
Porém lembre-se que nem todo vídeo ou sequência de posts conta uma história, é preciso usar os recursos do storytelling para fazer a audiência se envolver. O conteúdo deve estar organizado de forma a conduzir seu público ao longo da sequência narrativa: com início, aumento da tensão, clímax e fim. A utilização dos recursos narrativos do storytelling citados acima são cruciais para manter atenção da audiência e gerar o engajamento desejado.
O storytelling tem se mostrado uma ferramenta eficiente para potencializar os resultados em redes sociais de marcas e empresas. Afinal, adoramos ouvir histórias. Para executar uma estratégia de mídias digitais eficiente, a técnica de contar boas histórias devem vir junto com um bom planejamento de conteúdo e a aferição de resultados.
E você, já utiliza o storytelling nas redes sociais da sua empresa?
Especialista em conteúdo e SEO
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