Estar antenado com novos trends é essencial para qualquer profissional da nossa área. Por isso, como já é de costume, encerramos o ano separando algumas tendências de comunicação para 2023 consideradas relevantes pela nossa equipe. Confira!
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Uma macrotendência que vem se consolidando nos últimos anos é a convergência entre tecnologia e comunicação. Em 2023 não poderia ser diferente: da digitalização da realidade à produção de conteúdo automatizado, o tech é king.
Confira cinco trends de comunicação para acompanhar em 2023.
Um dos principais acontecimentos em 2023 vai ser a descontinuação do Google Analytics Universal, em 1º de julho de 2023. O Google Analytics 4, já em funcionamento, será a ferramenta padrão de análise de dados e promete ser uma das grandes tendências para o próximo ano.
Há muitas mudanças técnicas no GA4, como a integração site/aplicativo, maior importância do machine learning, ausência de cookies, mudanças nos tipos de hit, entre outras.
Na prática, o Google Analytics 4 aponta para uma maior assertividade na interpretação das ações dos visitantes e permite a combinação de fluxos de dados de diferentes fontes.
Esse assunto começou a bombar em 2021, quando o Facebook mudou seu nome para Meta e divulgou seus planos de focar nesse universo. Inclusive já abordamos aqui no blog da G&A o tema das marcas no metaverso.
Porém, esse tema vai continuar em alta no próximo ano, já que esse universo está crescendo em ritmo acelerado e haverá cada vez mais oportunidades para as empresas.
Os consumidores estão sempre procurando maneiras novas de se conectar com as suas marcas preferidas, e o metaverso, tendo foco na experiência do cliente e nas conexões one to one, tem grande potencial de crescimento. Agora e em um futuro próximo, muitas marcas irão focar seus esforços em se posicionar em locais virtuais privilegiados – seja montando plataformas proprietárias ou ocupando espaços de terceiros, como o Meta Horizons ou Fortnite.
Conteúdo em vídeo é um trend para redes sociais há muito tempo – isso inclusive entrou no nosso texto sobre tendências lá atrás, em 2020. O que vem mudando é que plataformas de vídeos curtos (principalmente o TikTok) estão desbancando tradicionais plataformas de vídeos longos, como o Youtube.
O próprio Youtube lançou o formado shorts, com vídeos de até 60 segundos e em formato vertical, que favorece o consumo em dispositivos móveis e redes sociais. O shorts vem ganhando cada vez mais destaque nessa plataforma e o Youtube anunciou que em 2023 irá monetizar os criadores também neste formato.
Para as marcas, o desafio é criar vídeos cada vez mais enxutos, em que a informação relevante seja contada no menor tempo possível em um conteúdo de fácil assimilação.
A produção de conteúdo por inteligência artificial (AI) vai muito além de respostas automatizadas dos chatbots. À medida que a tecnologia evolui, possibilitando a criação de conteúdo mais convincente, plataformas como o Jasper.ai e ChatGPT podem ajudar a produzir copy, posts de redes sociais, artigos, entre outras peças.
A popularização dessa tecnologia tem impacto em várias frentes, desde a velocidade com que o conteúdo é criado e difundido, até a influência no público.
Ao contrário do que pode se pensar, o conteúdo produzido por AI não está limitado a ser genérico e meio “travado”. A geração de texto por inteligência artificial é personalizada e tem maiores taxas de engajamento e conversão, quando comparada à produção manual.
Há mais de um motivo para acreditar que uma nova rede social vai bombar em 2023. O primeiro é o declínio do Twitter: desde a compra da plataforma por Elon Musk, a rede do passarinho perdeu usuários e anunciantes.
Muitos migraram para a rede Koo, que em poucos dias ganhou mais de três milhões de usuários no Brasil e uma avalanche de trocadilhos com o nome. Outras redes menores de microblogging vêm tentando ocupar o vácuo deixado pelo Twitter.
Outro motivo para apostar na ascensão de uma nova rede social é a insatisfação de parte dos usuários com o grande controle sobre o conteúdo e a falta de transparência sobre as políticas por parte do Facebook, Instagram, Youtube e também o Twitter.
Com isso, a tendência é que parte do público migre para redes menores, onde o usuário tem mais controle sobre o feed e interações. Algumas redes que estão no radar para 2023 são a Bluesky, Matsdon e a Minds.
Metaverso, mudanças no Google Analytics, conteúdo automatizado… A convergência entre tecnologia e comunicação é clara e, para estar preparado para os desafios de 2023 e dos próximos anos, as marcas devem ter uma equipe multidisciplinar que entenda de tecnologia e de pessoas.
A G&A alia uma experiência de mais de 30 anos no mercado com a adequação às novas linguagens de comunicação. O nosso time envolve profissionais de tecnologia, planejamento, digital e outras especialidades, todos dedicados a fortalecer a reputação das marcas e promover o engajamento com seus públicos.
Esteja preparado para 2023, conheça os nossos serviços e fale conosco!
Especialista em conteúdo e SEO
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