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Como fazer um lançamento secreto decolar na mídia?

26/04/2018

Como fazer um lançamento secreto decolar na mídia?

O desafio era claro: impulsionar um projeto nacional em uma mídia estrangeira.

O job consistia em divulgar a aeronave B-250, desenvolvida pela Novaer, empresa nacional que atua na indústria aeronáutica e de defesa, para a Calidus, dos Emirados Árabes. O detalhe crucial nessa divulgação era o sigilo até a data de abertura no Dubai Air Show.

Mesmo que de forma econômica, era preciso divulgar somente as informações básicas para os veículos locais. Afinal, nosso alvo era o mercado estrangeiro. O objetivo da Novaer era construir um relacionamento com os jornalistas que fossem cobrir a feira – de Dubai e arredores.

Foi aí que a G&A transformou o limão em limonada. Por ter atuado há mais de duas décadas junto a empresas do setor no Brasil e no exterior, a agência se valeu da sua bagagem e credibilidade para firmar acordos com os veículos de interesse durante e pós evento e abastecê-los de informações.

Antes, porém, tivemos de fazer uma espécie de jogo de esconde-esconde com a mídia especializada brasileira, já antenada dos fatos, porém sem todos os detalhes técnicos do projeto. Do Brasil, monitoramos as oportunidades, fizemos um pacto de confidencialidade com a comunicação da “noiva” (no caso a Calidus) e alinhamos uma estratégia de comunicação com a Novaer para não despertar ainda mais ciúmes dos concorrentes da indústria aérea nacional.

Para alçar voos maiores em termos de resultado de um trabalho de PR, fizemos a lição de casa e seguimos alguns passos importantes:

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  • Lapidar o ouro

Levantamos todas as informações com o cliente e organizamos os dados para promover o lançamento da forma mais vendedora aos jornalistas. A assertividade e detalhamento técnico contam muito no momento da troca de informação.

 

  • Relacionamento calibra divulgação

Nossa expertise, adquirida ao longo dos anos, fez com que identificássemos junto a especialistas em Defesa o terreno a ser trabalhado. O relacionamento ajuda na comunicação efetiva e calibra a “pegada” da divulgação.

 

  • Não é apenas mais um release de venda de produto

Não perdemos o foco do briefing do cliente de que, mais do que um lançamento de um protótipo, a parceria internacional Novaer/Calidus tinha como ativo o fomento à economia e indústria nacional. Assim como os negócios que são gerados aqui, a nossa tecnologia também é exportada para diversos países. O mantra serviu de estratégia.

 

O saldo de um planejamento silencioso de dois meses foi uma cobertura ampla da mídia, tanto nacional como internacional, fora pedidos de entrevista com executivos da Novaer por parte dos veículos especializados pós evento. Os jornalistas ficaram impressionados sobre como um protótipo tão competitivo foi guardado a sete chaves e revelado, com todos seus detalhes, somente no evento nos Emirados Árabes.

Apesar de todos os cuidados e segredos, a decolagem do projeto foi em céu de brigadeiro e “aterrisagem manteiga”, como costumam dizer os pilotos, nas páginas e sites dos principais veículos especializados em Defesa, do Brasil e Exterior. Em suma, o cliente confiou no manche da G&A e a cobertura da imprensa foi sem turbulências.

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Jackeline Sá

Executiva de Atendimento