O employer branding é um aliado para promover um ambiente corporativo saudável e motivador para os colaboradores. Um clima organizacional ruim impacta diretamente na produtividade das pessoas e, consequentemente, nos resultados da companhia. De quebra, a empresa pode sair com a imagem prejudicada no mercado de contratações e tem dificuldades para construir uma boa equipe.
Além disso, e principalmente, desenvolver uma empresa em que os colaboradores se sintam integrados, motivados, reconhecidos e que seja o lugar para a sua evolução pessoal e profissional deve fazer parte do propósito de toda organização.
É nesse contexto que nasce a importância de trabalhar o employer branding.
É um conjunto de estratégias e táticas de posicionamento de imagem e gestão de pessoas. Ao colocar em prática o employer branding, a empresa consegue construir uma imagem positiva com seu público interno, sendo também reconhecida no mercado como um local atrativo, interessante e agregador. Dessa forma, é possível cativar novos talentos e fidelizar os que já estão dentro da empresa.
Então, como fazer a sua organização ser mais atraente para quem vive o dia a dia dela e para quem está interessado em fazer parte? Confira nossas dicas:
Para começar, é preciso entender o que pode ser melhorado. Pesquisas de clima organizacional e reuniões de feedback são importantes para definir estratégias e ações.
Além de estar atento às necessidades básicas dos colaboradores, é importante oferecer mecanismos de desenvolvimento e incentivo. Workshops, capacitações e oportunidades de trocas de conhecimento são opções que motivam a equipe e reverberam positivamente no setor.
Media training online: por que capacitar os porta-vozes à distância
É comum que existam núcleos dentro de uma instituição, porém, induzir o contato entre todos ajuda a tornar o ambiente, seja ele presencial ou online, mais agradável. Aposte em ações integrativas como happy hours e aproveite para divulgar nas mídias sociais da empresa – a iniciativa fortalece uma imagem positiva.
Vem sendo comum o planejamento de programas de inclusão em grandes empresas. Entretanto, mesmo nas de pequeno porte, é válido impulsionar campanhas de diversidade em processos seletivos. Essa é uma forma de trazer diferentes capacidades profissionais e perspectivas.
Tão relevante quanto a flexibilização da jornada de trabalho, a liberdade de criação e participação tem sido colocada em debate. Permita ouvir diferentes áreas e pontos de vista dentro da mesma corporação e incentive o envolvimento em projetos que estejam além do job description do colaborador.
Como ser criativo no dia a dia: veja dicas que cabem na sua rotina
Comunicação é essencial e temas como homenagens, prêmios e inserções na mídia devem ser do conhecimento de todos, pois ajudam na construção de uma boa reputação. Utilize canais internos e redes sociais para divulgar.
Como destacamos no título, essa é uma jornada que começa de dentro para fora. E estar aberto a ouvir, repensar, transformar e comunicar fará toda a diferença nesse processo.
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