O Design Thinking tem sido cada vez mais adotado no dia a dia das empresas, embora não seja algo novo (sua estrutura teve início em 1926). Essa técnica pode ser aplicada em diferentes situações, como aprimoramento de processos, solução de problemas, criação de novos produtos e serviços, entre outras.
O Design Thinking é caracterizado como um processo de pensamento crítico e criativo, inspirado no método de criação dos designers, que promove fluxos de ideias e interliga diversos pontos de vista. Portanto, é essencial a participação de colaboradores de diferentes áreas.
Além de promover a integração e valorização da equipe, o pode ser um diferencial para a empresa alcançar novos e melhores resultados no mercado. Afinal, uma companhia que não revê processos e não inova, provavelmente não irá satisfazer as necessidades de seus clientes por muito tempo.
Como ser mais criativo? Veja dicas de como aumentar a criatividade no dia a dia
Existem diversas formas de usar esse método. Selecionamos três etapas do Design Thinking que ajudam a colocá-lo em prática:
Identifique e entenda quais são os desafios antes de pensar nas soluções. Selecione o grupo que irá participar do processo, lembrando-se de incluir pessoas de diferentes áreas ou, se possível, toda a equipe. Faça uso de pesquisas e, se for o caso, também inclua nessa etapa feedback de clientes ou de outros stakeholders.
Aqui as informações se encontram. Nessa etapa, levante ideias, palavras e opiniões e gere muitos insights. Vale usar diferentes técnicas, como brainstorming, cocriação e mapas mentais – aqui, entram as famosas notas autoadesivas, muito usadas nesse processo. Na G&A, fizemos, recentemente, uma sessão virtual usando o Miro, uma plataforma para colaboração de ideias.
Agora é hora de delimitar as ideias, considerando quais fazem mais sentido. Dependendo do objetivo do processo, existe uma etapa de testes, para que ela possa ser validada.
Por fim, temos uma solução para colocar em prática! Mas não deixe de ficar de olho em eventuais falhas ou novas oportunidades: testar e aprender rápido!
Livros de profissionais de referência no assunto são uma boa maneira de começar o aprendizado. Considere, em uma etapa posterior, investir em capacitação com um curso, pois o acompanhamento de um tutor facilita a aplicação da técnica.
Confira alguns títulos que cobrem o assunto em profundidade:
O livro de Tim Brown é uma das obras mais conhecidas e relevantes sobre o tema, já que o autor é um dos formadores do conceito de Design Thinking. O livro não é voltado para profissionais da área, mas para líderes que procuram soluções criativas para os seus negócios.
O livro de Marc Stickdorn, coach e consultor do tema, é dividido em três seções: fundamentos (onde o autor apresenta os conceitos e as áreas envolvidas no processo), ferramentas (que explica o processo do Design Thinking e apresenta ferramentas adaptáveis) e casos (que mostra a aplicação prática dos conceitos por meio de cases de empresas).
No livro, que ainda não está disponível em português, Thomas Lockwood abrange diversos métodos de Design Thinking, como o design de serviços, a aplicação na construção de marcas e na criação de experiência do usuário. Outros 24 autores contribuíram para a obra, que traz conceitos, técnicas e estudos de caso práticos.
Implementar o Design Thinking na sua empresa pode ajudar a encontrar soluções mais eficientes para desafios internos e de mercado, como lançamento de novos produtos e serviços.
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