Quer engajar os colaboradores no home office? Invista em endomarketing.
A comunicação interna deve ser prioridade para empresas que buscam manter a equipe coesa e motivada mesmo longe do escritório, que deverá ser uma realidade muito mais frequente mesmo após a pandemia O home office “forçado” pelo cenário da COVID-19 acabou transformando para sempre a dinâmica de trabalho, portanto é preciso estar atento às técnicas que vão manter de forma sustentável esse formato à distância. Quando os colaboradores estão fisicamente distantes, é essencial investir em canais diretos entre empresa, gestores e colaboradores.
Uma comunicação eficiente é aliada do engajamento e facilita a solução de problemas, além de minimizar conflitos. Quando as empresas enfrentam um cenário de crise econômica e instabilidade, o endomarketing deve ser valorizado: funcionários engajados encaram melhor novos desafios e empresas com bom clima organizacional têm melhor desempenho em momentos de crise.
Selecionamos quatro ações de endomarketing para dar daquele empurrãozinho no engajamento dos colaboradores durante o home office:
Confira com mais detalhes a seguir!
Manter a equipe bem informada mesmo fora do escritório é o primeiro passo para uma boa estratégia de endomarketing. Se a empresa tinha algum meio de comunicação offline, como um jornal mural ou revista, veja qual a melhor maneira de migrar aquele conteúdo para o digital e continuar impactando o público. A revista pode virar uma publicação online e o mural pode virar um grupo de WhatsApp moderado pela empresa.
Para os veículos que já são digitais, talvez seja necessária uma reestruturação de conteúdo, já que a dinâmica de eventos internos, happy hours e outras reuniões de colaboradores mudou devido ao home office. Mantenha a frequência de publicação de antes da pandemia, para que o colaborador não se sinta abandonado. Noticiar eventos (ainda que sejam online) e outras novidades da empresa ajuda a diminuir a sensação de isolamento.
Eventos são ótimas oportunidades de sair da rotina, que pode ser meio entediante no home office, e promover a integração da equipe. Eles não precisam acontecer somente em situações de “aglomeração”, como festas e jantares.
O happy hour pode acontecer em ambiente digital, assim como uma chamada por vídeo para cantar parabéns para os aniversariantes do mês. Congressos que reúnem periodicamente o time de vendas agora podem acontecer de maneira mais barata e menos burocrática, pela internet. O envio de um mimo relacionado ao evento pode aumentar a conexão do colaborador com a ação: um presente de Dia dos Pais ou para os aniversariantes do mês são exemplos disso.
O trabalho e as conquistas continuam, mesmo com os colaboradores em home office. Por isso, reconhecer conquistas pessoais e profissionais é importante para manter a equipe motivada para novos desafios.
O ideal é manter os programas de reconhecimento que já existiam, adaptando-os para a nova realidade. Se a empresa costumava reunir a equipe para anunciar os resultados trimestrais e premiar colaboradores que se destacaram, comece por aí.
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Assim como no caso dos eventos online, enviar um presentinho à casa dos colaboradores torna a experiência mais memorável: pode ser um espumante para brindar os resultados do ano fiscal em um evento online. Ações com orçamento mais modesto, mas que demonstram carinho, também são efetivas: um cartão virtual com mensagem da equipe a uma colega que acabou de ser mãe ou uma cartinha com chocolates para alguém que foi promovido, por exemplo.
Oferecer cursos e capacitações melhora as habilidades técnicas dos colaboradores, aumenta o sentimento de equipe e a autoestima dos profissionais. O treinamento à distância vem se popularizando devido à facilidade de execução, que possibilita unir em uma mesma turma colaboradores de localidades diferentes.
Só não esqueça de adequar o conteúdo à modalidade EaD. As pessoas tendem a se distrair mais facilmente diante de uma tela, por isso, privilegie módulos mais curtos e estimule a interação entre colegas e com o instrutor.
São muitos os conteúdos que podem ser abordados em um treinamento EaD: além das habilidades técnicas, as empresas têm buscado desenvolver competências comportamentais como resiliência e Comunicação Não Violenta em suas equipes. Mesmo atividades que incluem interação ou movimentos físicos, como ginástica laboral, yoga ou pilates, estão sendo implementadas de maneira virtual pelas empresas, com sucesso.
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As capacitações em tempo real favorecem a interação, mas caso não seja possível implementar no seu negócio, aproveite os cursos gravados ou plataformas como LinkedIn Learning. Para estimular a aprendizagem e a interação nesses casos, ofereça premiações, sorteio de brindes ou organize turmas, com dia e hora marcados, para um determinado curso.
Uma comunicação clara e direta é fator-chave no home office ou no escritório e deve permear todas as ações de endomarketing descritas acima. Quando o profissional está fora do escritório, a sensação de desconexão com as atividades da empresa e com o clima organizacional pode ser maior.
Para evitar o isolamento dos colaboradores, além de uma estratégia eficiente de comunicação interna, é imprescindível um bom relacionamento one to one: o alinhamento e o feedback devem ser constantes. Os gestores precisam garantir que a equipe não se sentirá excluída por estar em home office e nem sozinha.
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