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Media training: 7 dicas para uma entrevista online

11/05/2021

Media training: 7 dicas para uma entrevista online

Novos desafios e novos contextos, como a pandemia, trouxeram a repentina popularização da entrevista na modalidade online. Ter profissionais devidamente preparadas/os para lidar com a imprensa é essencial na construção de um posicionamento sólido no longo prazo, junto aos seus públicos de interesse.

Com a autoridade de quem introduziu o Media Training no Brasil, preparamos sete dicas para você se sair muito bem na próxima entrevista online. Confira!

1) Prefira o computador e a conexão wi-fi

Fique atento/a à conexão e ao equipamento que você irá usar na entrevista. Na maioria dos casos , a conexão wi-fi é mais rápida que a de dados móveis e os computadores proporcionam uma chamada com melhor qualidade de áudio e vídeo que os dispositivos móveis (celulares e tablets).

2) Faça testes no equipamento 

Teste o microfone e a câmera, bem como qualquer outro equipamento que for usar na entrevista. Confira também se a conexão à internet funciona bem o suficiente naquele ambiente para transmitir o vídeo sem interrupções. 

Testar o microfone é importante não apenas para checar se ele funciona, mas para saber se ele transmite com fidelidade o volume da sua voz ou se é necessário falar um pouquinho mais alto ou mantê-lo sempre próximo à boca.

tela de computador com sinal de check - media training entrevista online

3) Busque um lugar adequado para a entrevista online

Além do óbvio de escolher um lugar silencioso e livre de interrupções, busque um ambiente com iluminação adequada, para que o entrevistador possa ver você de maneira satisfatória.

Atenção redobrada com o visual do ambiente caso a entrevista seja transmitida para o público. Escolha um local com fundo neutro e verifique se o posicionamento da câmera não deixa entrever algo inadequado – como um cabide com roupa íntima pendurada, por exemplo.

4) Não faça outras coisas ao mesmo tempo

Digitar, conversar com alguém próximo, fazer tarefas domésticas ou ficar andando pela casa durante a entrevista demonstra falta de respeito com o interlocutor.  

Durante a conversa, dedique sua atenção apenas para isso. Coloque o celular no silencioso, desligue a tela do computador e outros equipamentos que possam distraí-lo. Trate o jornalista com a mesma seriedade esperada em uma entrevista presencial

5) Tenha boa dicção e volume de voz adequado

Expressar-se de maneira clara é ainda mais importante nas entrevistas online, pois o som pode sair distorcido ou baixo, a conexão pode ter delay e barulhos do ambiente são comuns. 

Por isso, seja bastante claro/a na sua dicção, fale pausadamente e em volume adequado. Mas não grite, já que isso demonstra nervosismo e pouca familiaridade com a dinâmica da conversa por vídeo.

6) Olhe para a câmera e converse naturalmente

Aqui novamente o segredo é deixar a dinâmica o mais próximo possível de uma entrevista offline. Evite ficar com o olhar perdido como se não houvesse ninguém presente. Olhe diretamente para a câmera, transmitindo segurança e conexão na sua postura.

Ao conversar, a mesma coisa, não esqueça que há uma pessoa do outro lado da tela. Fale, mas também ouça, como em uma entrevista presencial, que as duas partes se posicionam.

7) Fique atenta/o às confirmações do entrevistador

Nas entrevistas online as interrupções, delays e ruídos de comunicação são mais frequentes, por isso, fique atenta/o aos sinais de que a/o jornalista está ouvindo – e entendendo – a sua fala. Confirmações como “aham”, balançar positivo de cabeça e perguntas que condizem com o seu discurso demonstram que ele está acompanhando o seu raciocínio.

A importância do media training na era da virtualização

As empresas não podem deixar de preparar seus executivos para cenários incomuns, ainda mais em tempos de trabalho remoto. Por isso, a G&A reinventou seus treinamentos para atender às necessidades (e às novas demandas) dos clientes

Tanto o Media Training, tradicionalmente conduzido pela agência há mais de 30 anos, quanto o CAV+  (Comunicação de Alta Voltagem) sofreram uma profunda transformação em seu conteúdo, formato e dinâmica. Trouxemos a tecnologia como aliada e contamos com a criatividade de sempre do nosso time para oferecer capacitações de verdade no mundo virtual. Como já é tradição na G&A, tudo é feito sob medida para atender às necessidades específicas dos executivos, sem fórmulas mágicas.

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO